Com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv); da Cultura (Secult); e da Educação (Seduc), acontece, entre os dias 3 e 6 de agosto, o Camaçari Open de Capoeira 2023. Idealizado pela Associação de Capoeira Engenho, o evento, que está na 14ª edição, pretende reunir mestres renomados, grupos talentosos e todos aqueles que admiram esta arte ancestral.
A abertura da atividade cultural acontecerá na noite de quinta-feira (3/8), às 19h, no Centro de Treinamento (CT) Engenho, que fica ao lado da Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, em Vila de Abrantes, quando serão realizadas rodas de capoeira, primeiro com o público infantil, e na sequência, com adultos. Ainda no primeiro dia, serão entregues os kits com camiseta e pulseira de acesso, que os participantes vão usar ao longo dos quatro dias de trabalho.
Na sexta-feira (4/8), também às 19h, a programação contará com o festival musical “Grande Vozes da Capoeira”, que reunirá algumas das melhores vozes do Brasil, como o Mestre Barrão, de Pernambuco; Mestre Edvaldo Baiano; Mestre Tonho Matéria e Mestre Gajé. No dia seguinte (5/8), às 10h, os mestres se apresentarão, de forma oficial, em uma coletiva de imprensa com profissionais da comunicação, que trabalham em sites e canais de rádio e TV.
A partir das 15h do sábado, oficinas educativas devem atrair públicos de todas as idades, inclusive crianças. Na oportunidade, os participantes vão aprender sobre a história da capoeira, conhecer os instrumentos tradicionais, praticar alguns movimentos e ter contato com regras básicas observadas na roda de capoeira. Na noite do mesmo dia, os capoeiristas se reunirão na Praça da Matriz de Vila de Abrantes, para uma grande roda de capoeira.
No último dia de programação, domingo (6/8), as atividades acontecerão na Cidade do Saber, a partir das 9h, com apresentação de coral infantil, entrega do troféu Camaçari Open de Capoeira 2023, formaturas, batizados e troca de graduações, além de apresentações folclóricas.