Com o objetivo de fomentar o uso da bicicleta e promover o turismo ecológico em Camaçari, o 1º Cicloturismo da Costa de Camaçari, evento de iniciativa do grupo Sonho de Ciclista, acontece neste domingo (4/9), em Guarajuba, e conta com o apoio da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).
A concentração será a partir das 7h, no Guarajuba Shopping. No local, será servido um café da manhã, aulão de alongamento, e, às 8h30, acontece a largada. Após o percurso, os ciclistas retornam para o ponto de partida, onde serão recepcionados com show ao vivo e sorteio de brindes.
O trajeto, de aproximadamente 35 quilômetros (km), será predominantemente por área de mata, através de trilhas, estradas de terra e um pequeno trecho de asfalto na saída e na chegada. Além de apresentar aos participantes o potencial geográfico da região para a prática do mountain bike (MTB), a trilha proporciona muita diversão e segurança aos ciclistas.
O evento conta com estrutura completa, composta com espaço para lojas de ciclismo, sanitários químicos, palco para show, pontos de hidratação durante o percurso, apoio médico e mecânico, socorristas e carros de apoio. De acordo com a organização, foram inscritos cerca de 2 mil ciclistas e a expectativa é de reunir 3 mil pessoas, entre ciclistas, equipe de apoio e familiares, tornando-se o maior evento ciclístico, deste ano, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O secretário da Sejuv, Jorge Curvelo, falou sobre a grandiosidade da atividade. “É mais que esporte. Esse é um evento que movimenta toda a cidade, principalmente o comércio e o setor turístico. Atraindo amantes do cicloturismo para conhecer e desfrutar das nossas belezas naturais, ao tempo, que ajuda a fomentar a nossa economia”, pontuou.
Até esta quinta-feira (1º/9), foram disponibilizados quatro tipos de kits: completo; simples; social e PcD (Pessoa com Deficiência). A retirada ocorre no Guarajuba Shopping, neste sábado (3/9), das 10h às 19h. Para pegar o material, o participante deverá apresentar documento de identificação, RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caso não possa comparecer, deve enviar o termo de autorização impresso para retirada de terceiros, preenchido e assinado, junto com a cópia impressa do RG ou CNH. O responsável pela retirada do KIT deve também entregar cópia impressa de um dos documentos informados.