O diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, recebeu, hoje (27/04) a visita da turma do Curso de Moços de Convés, ministrado pela Capitania dos Portos da Bahia. Eles foram conhecer as atividades da Codesal e do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) especializado em análises climáticas e alerta preventivos em comunidades situadas em áreas de risco.
O diretor Sosthenes Macêdo detalhou o funcionamento do órgão, colocando à disposição o conhecimento técnico e a infraestrutura da Codesal, hoje uma das referências nacionais no campo da defesa civil, para auxiliar a Marinha do Brasil no que for demandado no âmbito da capital baiana.
A subcoordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), Nicoly Lima, fez uma apresentação institucional do funcionamento do Cemadec abordando aspectos do setor de monitoramento do clima e do setor de alerta e alarme. Foi ainda abordado detalhes do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e as vistorias preventivas nas áreas de risco.
Os alunos conheceram ainda o funcionamento do pluviômetro instalado na sede da Codesal; como os dados gerados por esses equipamentos são utilizados para o planejamento das ações da Defesa Civil de Salvador. Foi ainda abordada a questão da análise meteorológica em função segurança da navegação entre outros aspectos.
O capitão dos Portos da Bahia, capitão de mar e guerra Paulo Rafael Ribeiro Gonzales, agradeceu o apoio da Codesal ao curso da Capitania dos Portos, ministrado na modalidade de Moço de Convés, destacando a importância da análise meteorológica realizada pelo Cemadec: “Essa parceria é significativa e vai resultar em uma série de visitas ao Cemadec por que traz ensinamentos sobre a previsão climática, algo que auxilia a atuação do navegador”, disse.