Salvador ocupa o 9º maior PIB do país e tem a maior economia do nordeste

Salvador destaca-se como a maior economia do nordeste e aparece em 9º lugar no ranking das cidades com o maior Produto Interno Bruto (PIB), de R$ 63 bilhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta sexta-feira (13), o estudo sobre o PIB dos municípios do país de 2017.

Ao apresentar os dados, os números revelam que a capital baiana tem avançado em posições no ranking nacional ao longo dos anos. Em 2011, Salvador ocupava a 12ª posição do PIB. Já em 2013, subiu uma posição passando para a 11ª e em 2017, alcança a 9ª posição nacional. Hoje, o município figura entre as 10 maiores concentrações urbanas brasileiras que compõem cerca de 43% do PIB nacional.

O setor que mais contribui para o PIB de Salvador é o de serviços, que representa nada menos do que 62% do total e ocupa a 8ª posição nacional do ranking do setor, que gerou R$ 38.945.975 bilhões na cidade, caracterizado pela oferta dos serviços de turismo, atividades financeiras e de comércio. Em seguida, a indústria, responde por 12% e ocupa a 7ª posição nacional do ranking do segmento.