Operação Verão: “Estaremos com força total para manter a cidade toda organizada e limpa”, afirma presidente da Limpurb

Cerca de 700 toneladas de resíduos são recolhidos mensalmente em toda a extensão litorânea de Salvador, sendo que entre os meses dezembro e março esse número crescem substancialmente. O presidente da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Marcos Vinicius Passos conversou com o Bahia Sem Fronteiras sobre o planejamento do órgão para o verão. A limpeza das praias foi destacada por Passos como um dos focos da Limpurb durante a alta estação.

“Nesse período a gente tem uma demanda muito grande com a limpeza das praias.  Na verdade, cabe um pouco mais da conscientização da população, pois nas praias temos todos equipamentos adequados. Em alguns momentos a população não tem essa consciência e leva muito material. Os resíduos que a gente gera é responsabilidade nossa. O planejamento já está feito. Vamos aumentar a equipe para operar no verão. Os equipamentos também já estão disponíveis. Estaremos com força total para manter a cidade toda organizada e limpa”.

O trabalho de prevenção realizado pela Limpurb também foi frisado pelo gestor: “Temos a campanha “A onda é preservar”. Contamos com uma equipe de educação ambiental com 40 agentes trabalhando na cidade inteira. No verão focamos mais nas praias e já temos ações programadas em diversas praias da orla de Salvador”.

Por fim, Passos falou sobre o trabalho realizado pelo órgão na remoção das manchas de óleos que atingiu diversas praias da cidade: “Fora entre 40 e 50 dias de bastante trabalho. Graças a Deus soubemos atuar rapidamente. O prefeito não economizou nem recursos financeiros para limpar as ´praias. Operamos com quase 405 homens nas praias de Salvador”.