Camaçari conta com mais um Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV). É que o prefeito Elinaldo Araújo entregou nesta sexta-feira (22/9) a nova unidade do bairro Natal, que conta com contêineres para resíduos sólidos e recipientes para materiais recicláveis para a população realizar o descarte de forma ordenada.
“Buscamos, cada dia a mais, melhorar a limpeza da nossa cidade. Este é o quinto EcoPEV instalado. Na costa, temos em Arembepe, e na sede, nos bairros Nova Vitória, Ponto Certo, Gleba C, e hoje entregamos aqui no Natal. É a cidade mais limpa, é a qualidade de vida, é mais saúde para o povo de Camaçari!”, destacou o prefeito Elinaldo.
A iniciativa é uma ação da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) e a titular da pasta, Arlene Rocha, falou sobre a felicidade do momento. “A população está aderindo, cada vez mais, às ações do governo e essa, de implantar EcoPEVs na cidade, é importantíssimas. E tem mais uma novidade, vamos começar a construção de um EcoPEV no bairro Mangueiral. Isso faz com que as ruas fiquem limpas e que as pessoas tenham mais consciência de estar entregando o material sem custo”, ao final, ela ainda ressaltou que o Natal recebe coleta seletiva.
Morador da região, Genivaldo Reis de Jesus, 40 anos, foi o primeiro a fazer o descarte no equipamento e falou sobre o novo espaço. “Ficou muito legal. Pela localização, eu acho muito importante ter um ponto desse aqui. A gente não tinha esse local, jogava no meio da pista e ficavam aqueles mosquitos e muitos insetos. Agora, espero que os moradores tenham essa consciência e venham jogar no lugar correto”.
Os pontos de entrega podem receber resíduos da construção civil, sendo até 2 metros cúbicos (m³) por munícipe/dia, o equivalente a 10 carrinhos de mão convencional; restos de poda e roçagem; além de móveis e equipamentos domésticos (sofá, cadeira, geladeira, armário, cama, etc.). Para resíduos com volume maior, o cidadão precisa contatar o serviço de coleta da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), que realiza o saneamento ambiental.
Mesmo antes da implantação do EcoPEV no bairro, um Jardim Sustentável foi instalado pela Limpec na imediação. O lugar tinha um descarte incorreto crônico e o diretor-presidente do órgão, Áldene Motta, falou sobre a iniciativa. “A chegada do EcoPEV aqui nessa região vai fazer com que as pessoas descartem corretamente e o Jardim Sustentável, no ponto onde eram descartados os resíduos de forma irregular, vem pra corroborar com isso. O que era incorreto, deu lugar à natureza e à arborização”. Ele ainda afirmou que será iniciado o “Limpec Educa” em bairros da região.
O novo EcoPEV está instalado na Primeira Travessa Rosário, próximo à sede da Banda Municipal de Camaçari (Bamuca).
Foto: Tiago Pacheco