Em atenção às demandas das pessoas com fibromialgia (doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor) residentes no município, o prefeito Elinaldo Araújo recebeu representantes da Associação de Pessoas com Fibromialgia e Doenças Correlacionadas de Camaçari (ASFICC) para discutir assuntos relacionados aos direitos desta parcela da população. O encontro aconteceu no gabinete do gestor, nesta terça-feira (26/9).
“Nós estamos caminhando para garantir melhor qualidade de vida às pessoas diagnosticadas com esta enfermidade. Entendemos que elas precisam ter seus direitos legais respeitados”, comentou o gestor municipal reconhecendo as dificuldades diárias pelas quais passam as pessoas fibromiálgicas. “Com certeza, não deve ser nada fácil ter que lidar com a dor física todos os dias”.
Durante o encontro, mediado pelo vereador Dentinho do Sindicato, ficou alinhado que a Secretaria da Saúde (Sesau) acolherá os relatórios com a comprovação médica da patologia nos cidadãos que desejam adquirir o documento de identificação. A partir daí, será emitida uma carteira que garante o direito a atendimento preferencial, permanência nas filhas destinadas aos idosos, gestantes e deficientes e vagas prioritárias em estacionamentos.
A presidente da ASFICC, Patrícia Galvão, comentou sobre a importância do encontro com o chefe do Executivo destacando que, “nós temos pessoas que serão acolhidas e serão visibilizadas. Elas vão alcançar os benefícios que a lei de prioridade garante”.
Formada por cerca de 100 membros, a associação pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha o diagnóstico confirmado. “Que quiser conhecer o nosso trabalho, pode entrar em contato através do nosso Instagram @fibrocamacari. Lá tem o link que direciona para nos contatar via WhatsApp e buscar mais informações”, orientou a presidente.
Os gestores das secretarias de Governo (Segov), José Gama Neves; e da Sesau, Elias Natan, também participaram do encontro.