O prefeito Elinaldo Araújo participou da sessão especial de outorga do Título de Cidadão Baiano concedido ao fundador e presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo, um dos grandes investidores em Camaçari. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, nesta sexta-feira (6/10).
Direcionando a fala ao mais novo baiano, o prefeito Elinaldo aproveitou para entusiasmar o empresário a ampliar os investimentos em Camaçari. “Estamos fazendo obras por toda a costa do município, de Barra do Jacuípe, passando por Guarajuba, até Itacimirim, com cerca de R$ 100 milhões em investimento. Desde que assumi tenho feito esforços maciços, para ordenar a cidade, buscando dialogar para ter mais segurança, além de cuidar melhor para os nossos visitantes”. Ele ainda relembrou o anúncio de investimento na unidade do Vila Galé de Guarajuba – que é a maior do grupo no estado – no valor de R$ 12 milhões, realizado durante viagem do gestor e comitiva a Portugal, no mês de julho.
Ao falar sobre a concessão da honraria, o novo cidadão baiano, Jorge Rebelo, que é nascido em Lisboa, destacou que, “é um prêmio que representa o reconhecimento de todo esforço e trabalho que o Vila Galé tem feito nos 37 anos de existência, sendo 22 de Brasil”, e finalizou dando sugestões para o desenvolvimento do turismo no país, evidenciando o potencial. Após a cerimônia, ele reafirmou ao prefeito Elinaldo que, “é um prazer estar em Camaçari”.
A secretária do Turismo, Cristiane Bacelar, também acompanhou a cerimônia e falou sobre a importância do momento ao pontuar o fortalecimento do turismo realizado, também, pelos investimentos do Vila Galé no município. “É um dos maiores grupos hoteleiros do mundo. É uma rede que, em Camaçari, gera oportunidades para a nossa gente, que emprega, de mão de obra local, mais de 400 pessoas. Pela quantidade de leitos que o hotel tem hoje, 576 unidades, consegue atrair uma quantidade muito grande de turistas, que fomentam a economia local, gerando oportunidades. Porque os turistas não ficam somente dentro do estabelecimento, eles saem, consomem e, assim, fortalecem a economia como um todo”, destacou.
O título honorífico foi concedido através da proposta do deputado Eduardo Salles, que pontuou algumas das razões por ter solicitado a outorga, que foi aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa. “Acredito que um país se faz com iniciativa privada forte e só conseguimos isso com homens que têm a capacidade de empreender, além de ter resiliência e liderança. E essas, em minha opinião, são características que se sobressaem em Jorge Rebelo, que é um empresário visionário e capaz de mudar para melhor a realidade dos locais onde investe”, afirmou.
Ainda estavam presentes a primeira-dama, Ivana Paula, e a subsecretária do Turismo, Lúcia Bichara, além de diversas autoridades estaduais e federais.