Mercado do Rio Vermelho recebe chefs e imprensa no lançamento da 8ª edição do Mesa ao Vivo Bahia

O local sediará o evento que acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro 

Profissionais da imprensa e chefs da gastronomia baiana conheceram, nessa terça-feira (07), um pouco mais da proposta do Mesa ao Vivo Bahia, evento gastronômico que acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro, das 15h às 21h, no Mercado do Rio Vermelho (MRV), conhecido como Ceasinha, equipamento gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Realizada pelo Mundo Mesa, a 8ª edição baiana do evento contará com o apoio da SDE e das Secretarias de Turismo (Setur) e Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Chefs como Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do grupo Origem e Katrin Vetter e Dante Bassi, do restaurante Manga, já confirmaram presença.  

O Secretário da SDE, Angelo Almeida, agradeceu a presença dos chefes e da imprensa baiana e destacou a importância do evento. “Reunimos aqui comunicadores e chefes do nosso estado para apresentar esse grande evento que acontecerá no Mercado do Rio Vermelho, que é um ícone da cultura e gastronomia baiana. Realizar o Mesa ao Vivo aqui é fundamental para celebrar e promover a riqueza da culinária local, fortalecendo a identidade cultural e estimulando o turismo, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico da região”, disse.  

O gestor também falou sobre a parceria com os demais órgãos do Governo do Estado na realização do evento. “Como o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, reunimos diversos órgãos nesse grande projeto. É uma ação conjunta que vai movimentar a gastronomia, a economia e o turismo no local, além de apresentar às pessoas tudo o que a nossa Ceasinha oferece”, finalizou.  

O secretário da SDR, Osni Cardoso, ressaltou a importância da Bahia receber um evento de nível nacional e a utilização dos produtos da agricultura familiar na alta gastronomia. “Temos que parabenizar a proposta do Mesa e todos os envolvidos do Governo do Estado, que vem mostrar que tem muita coisa boa pelo interior, tem vinho, tem comida, tem bebida. Eu vi o Licuri aqui, vi também o depoimento da chefe do restaurante Manga dizendo que faz pratos com o Licuri”, pontuou.  

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, também destacou um fortalecimento dos produtos do estado. “O tradicional evento Mesa Brasil absorve os produtos da agricultura familiar na alta gastronomia baiana e brasileira. E hoje aqui está sendo apresentada uma primeira versão do que, na próxima semana, nós teremos aqui na Ceasinha do Rio Vermelho”. 

 Chefs 

Um dos chefs presentes foi Marcos Lerner, prata da casa. Ele é proprietário da gourmet store Confraria das Ostras, localizada no Mercado. Ele destacou a qualidade dos produtos encontrados no centro comercial. “O evento chama atenção da sociedade que este é um mercado onde você encontra produtos diferenciados. Uma especialidade do nosso empório, em particular, é justamente o conhecimento que eu tenho da gastronomia, que meu cliente não simplesmente busca na prateleira, ele tem a dica do chef, a orientação”, disse.  

A chefe Kafe Bassi, do Restaurante Manga, celebrou a edição do evento no MRV e destacou a sua relação com o local. “A gente ficou muito feliz, principalmente por ouvir que vai ser no Ceasinha. A gente do Manga vem aqui quase todos os dias, conhece muitos boxes, muitas pessoas que trabalham com a agricultura familiar”, disse. A chefe também falou sobre um dos jantares que será promovido durante a programação do Mesa ao Vivo, que será em seu restaurante. “Na quarta-feira (25) vamos ter o Jantar Magno no Manga. Teremos chefes convidados, vai ser um dia lindo”, concluiu. 

Espaço gastronômico 

Durante o coquetel, o secretário Angelo Almeida (SDE), anunciou o espaço gastronômico que está sendo construído em parceria com a CAR. No Mesa ao Vivo Bahia, o espaço funcionará como uma sala de aula, depois o local ficará como legado para o mercado e os permissionários poderão usá-lo para aulas shows e degustações. 

Melhor do Mercado 

Durante o Mesa, os boxes estarão em funcionamento e vão participar do “Melhor do Mercado”. Durante a ação, os permissionários vão oferecer degustação de produtos nos seus boxes. A ideia é incentivar a circulação de participantes do evento no local, promovendo movimento e oportunizando aos que ainda não conhecem o Ceasinha, um tour gastronômico. 

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