Itaparica celebra Novembro Negro com eventos pela igualdade racial 

Debate, festival de culinária afro e caminhada marcam a passagem pelo mês dedicado a celebrar a cultura afro-brasileira e os avanços na luta do povo negro

Itaparica preparou um calendário especial de eventos para marcar a passagem da cidade pelo Novembro Preto. Entre os dias 18 e 29, moradores e visitantes poderão participar do I Encontro dos Povos de Terreiro de Itaparica, da Caravana Lólá Odara e do Festival do Acarajé e a V Caminhada Contra a Intolerância Religiosa. A programação é uma realização da Prefeitura Municipal de Itaparica, através das secretarias de Saúde, Promoção Social, Turismo e Cultura. 

O Mês Negro da Prefeitura de Itaparica estreia como resultado da união de setores organizados com a promoção de diferentes eventos numa mesma agenda comemorativa. Em comum entre as atividades, está o intuito de fortalecer a luta por igualdade racial e contra a discriminação social, estimulando a ocupação de espaços da sociedade pelo povo negro, tendo como exemplo heróis da luta racial, como Maria Felipa, Maria Quitéria, Zumbi, Dandara e muitas outras figuras importantes para a construção da sociedade atual. 

A programação tem início neste sábado (18) com o I Encontro dos Povos de Terreiros de Itaparica, que acontece no Mirante do Solar – Casa de Cultura de Ética.  O evento reunirá cerca de 50 líderes de templos religiosos de matriz africana com o objetivo de debater ações para fortalecer a liberdade de expressão dos envolvidos nas ações afirmativas voltadas ao combate ao racismo e a intolerância religiosa. 

Caravana de serviços – Entre os dias 21 (terça-feira) e 23 (quinta-feira), os itaparicanos contam com a Caravana LóLá Odara, que vai oferecer uma gama de serviços e ações culturais, sociais e atendimentos em saúde, como a realização de palestras, oficinas de tranças, cadastros e regularização no programa Bolsa Família, emissão de carteira de identidade e atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A população também vai poder realizar consultas com médico clínico e ter atendimento de fisioterapia, nutrição e odontologia, além de realizar atualizar caderneta vacinal e realizar exames de eletrocardiograma, teste de rápido de Sífilis, hepatites B e C e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis.  

Culinária afro – Em homenagem ao Dia da Baiana do Acarajé, celebrado no dia 25 de novembro (sábado), a culinária afro ganhará destaque nesta data com a realização do I Festival do Acarajé de Itaparica. O objetivo é promover a cultura baiana através da culinária, reunindo os mais diversos amantes do quitute, que é fonte de renda de muitas mulheres da terra. Durante o evento, será realizada uma aula show para repassar técnicas e segredos para a preparação do acarajé, com a participação do público, que será convidado a preparar algumas etapas do quitute. O festival ainda prevê atividades culturais, como apresentações de grupo de roda de samba e capoeira.  

Caminhada contra o racismo – As comemorações pelo Novembro Negro encerram no dia 29 (quarta-feira), quando as ruas da cidade serão tomadas pela V Caminhada Contra a Intolerância Religiosa, evento de luta e resistência contra todo e qualquer tipo de racismo, que tem o objetivo de reafirmar a luta do povo de terreiros pela democracia, pela liberdade, pela diversidade e pelo estado laico. 

A expectativa é de que a caminhada reúna cerca de 300 pessoas, entre representantes de templos religiosos de matriz africana e membros da comunidade que apoiam a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. A concentração será na Praça das Amoreiras, a partir das 14h, com saída prevista às 15h. Os participantes percorrerão as principais ruas de Itaparica em direção ao Mercado Municipal, onde ocorrerá um ritual do xirê.