Novembro Negro é celebrado com apresentações culturais na Concha do TCA e muitos avanços para o segmento

Com a Concha Acústica lotada, tiveram continuidade, nesta terça-feira (21), as celebrações do Novembro Negro, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Com direito a apresentações do Bando de Teatro Olodum e do Cortejo Afro, com Tonho Matéria como convidado; Ilê Aiyê, com participação de Dão e Ana Mametto; Banda Didá e Yayá Muxima.

O governador Jerônimo Rodrigues marcou presença e destacou a relevância da ação como forma de luta contra o racismo, o preconceito, a discriminação racial e as desigualdades sociais. “O combate ao racismo é uma política nacional, que requer orçamento, planejamento e política pública. Aqui na Bahia, a agenda de reparação está a todo vapor. Hoje, estamos celebrando o Novembro Negro, uma homenagem a Zumbi dos Palmares, a todos os movimentos negros”.

Além de autorizar a realização da 3ª edição da Concha Negra, Jerônimo assinou os primeiros contratos do CrediAFro, linha de crédito exclusiva para negócios liderados por pessoas negras. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e a Agência de Fomento do Estado (Desenbahia).

Silve Elen Braga é proprietária da loja virtual NegraSil Acessórios e teve acesso a esta linha especial, no valor de R$ 30 mil. De acordo com ela, o recurso vai impulsionar o seu empreendimento. “Graças ao CrediAfro, vou investir em materiais novos para a minha empresa, para uma nova coleção. Eu me inscrevi, fui aprovada e consegue R$ 30 mil. Espero, com isso, fortalecer a minha marca e ampliar meu negócio”.

Pacote de medidas

O CrediAfro integra a Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial, um conjunto de projetos, programas e iniciativas do Governo do Estado, que tem como objetivo a geração de oportunidades, o combate à discriminação e a garantia de direitos de grupos étnico-raciais vulnerabilizados. As ações são transversais e abrangem áreas como educação, inclusão econômica, segurança pública, esporte, cultura e habitação. O pré-cadastro deve ser feito no link: bit.ly/CrediAfro.

Em 2023, as políticas afirmativas na Bahia completam 16 anos. A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, ressaltou a importância dessa agenda de ações durante o Novembro Negro. “Ontem foi a data magna do novembro negro, o Dia Nacional da Consciência Negra, e a gente pôde acompanhar a vitalidade da luta antirracista dos movimentos negros, que ocuparam as ruas de Salvador e diversas cidades do interior”, afirmou a secretária.

Estão previstas outras atividades neste mês. “Uma agenda intensa está acontecendo em centenas de municípios do nosso Estado, como marchas quilombolas, encontros, seminários, semanas de educação antirracista que acompanham essa agenda do Governo. A Bahia é o estado com maior presença negra no país e também o que constituiu a primeira Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial”, completou Ângela. A grade completa pode ser conferida no site www.sepromi.ba.gov.br.

O evento foi uma oportunidade de também praticar boa ação, já que os ingressos foram trocados por um quilo de alimento não perecível. Todos os produtos arrecadados serão destinados ao Programa Bahia Sem Fome, que combate a fome e a insegurança alimentar e nutricional no estado.

Estavam presentes no evento o vice-governador Geraldo Júnior, as secretárias Fabya Reis, de Assistência e Desenvolvimento Social, e Adélia Pinheiro, da Educação, o secretário da Cultura, Bruno Monteiro, Patrícia Pataxó, superintendente de Políticas para os Povos Indígenas; Giulliana Brito, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo; os 17 embaixadores de nações africanas, além de deputados estaduais.

Foto: Fernando Vivas/GOVBA