Tenente-coronel Geraldo Ramos Ribeiro é condecorado com Medalha Zumbi dos Palmares

A mais alta honraria contra o racismo, a Medalha Zumbi dos Palmares, foi concedida nesta quarta-feira, dia 22 de novembro, ao associado da Força Invicta, Ten Cel PM Geraldo Ramos Ribeiro. A indicação foi prestada pelo vereador Maurício Trindade e obteve unanimidade entre os parlamentares da casa legislativa.

Querido por onde passou, o oficial recebeu expressivas manifestações de reconhecimento. Educadores, artistas, líderes comunitários e representantes de organizações sociais fizeram questão de expressar sua gratidão ao trabalho desenvolvido pelo Tenente-coronel Ramos, sobretudo de respeito aos direitos humanos. Entre outras abordagens, falaram ainda sobre a generosidade de seu coração e as contribuições sociais promovidas especialmente às pessoas menos favorecidas e de comunidades periféricas.

Emocionado ao discorrer sobre o papel de sua falecida mãe em sua vida, o Tenente-coronel Ramos não escondeu as lágrimas. Ele também destacou a passagem de outras mães que o acolheram e como essas mulheres foram fundamentais para sua formação cidadã. “Eu só tenho a agradecer a todos que me ajudaram nessa trajetória […] essa medalha, que não é só minha, é uma medalha de resistência para todas as pessoas que lutam contra a intolerância religiosa e contra o racismo. Geralmente, é concedida a pessoas ligadas a música, aos artistas, mas nós policiais militares também fazemos esse trabalho. Eu, na verdade, estou representando vários policiais que fazem essa luta de prevenção”. Ainda em seu discurso, o oficial destacou que Zumbi dos Palmares são todas as pessoas que estão espalhadas pelas ruas da cidade ajudando e sendo diferenciais na vida das outras pessoas.

A cerimônia contou com a participação da Força Invicta, representada pelo Cap PM Igor Rocha, que compareceu para prestar homenagem ao associado que tanto vem contribuindo para tornar a capital baiana numa cidade mais inclusiva e justa.