Especialistas da TeKa Arquitetura dão dicas de como driblar o calor com um ambiente mais fresco e confortável
Um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) confirma a previsão de que o verão de 2024 vai ser mais quente. De acordo com a pesquisa, realizada em agosto de 2023, os registros da onda de calor aumentaram 642% nos últimos 60 anos no país e atualmente o Brasil tem áreas de até 3°C mais quentes, incluindo o Norte e Nordeste, enquanto as regiões mais afetadas. Pensando nisso, é importante se programar para receber a estação mais quente do ano: o verão.
Itens como ventilador e ar-condicionado são considerados grandes aliados, mas não são os únicos. É possível aplicarmos dicas simples como inserir itens funcionais até uma mudança mais significativa, ajustando a estrutura do imóvel para diminuir o calor. Quando o profissional de arquitetura entra em jogo, ele percebe que existem mais possibilidades para deixar o ambiente mais agradável e fresquinho.
“Calor extremo é uma sensação que gera muito desconforto e quando falamos de casa, de lar, temos que ir na contra mão da palavra desconforto e buscar soluções práticas no dia a dia que permitam ao morador estar feliz (e confortável) onde vive”, explica Terumi Tatiana, da TeKa Arquitetura de Desejo.
Ela enfatiza que na hora de construir, por exemplo, o morador pode idealizar soluções práticas de isolamento térmico que estabilizam a temperatura do imóvel, deixando a casa confortável no inverno e mais fresca no verão. “Quando os espaços são bem isolados, as baixas temperaturas do inverno não interferem na parte interna da casa e nos meses mais quentes de primavera e verão, o calor é impedido de invadir o lugar, criando uma sensação amena e de frescor”.
Na hora de construir ou reformar um imóvel, além da opção de isolamento térmico, há outras formas de garantir um clima mais suave dentro de casa. Uma delas é escolher o piso e o revestimento que mais se adequa ao clima da região e à necessidade de cada cliente. Uma boa escolha para o nosso caso, seriam os chamados atérmicos, que não absorvem tanto o calor, como o exemplo do vinílico, do laminado ou da madeira e que podem ser utilizados em ambientes internos ou mesmo cimentícios em áreas externas, proporcionando conforto na hora de pisar, pois mantém uma temperatura estável em todas as estações do ano. “Um ponto importante para observar na reforma ou construção também é a ventilação cruzada que nada mais é que distribuir as janelas ou portas em paredes opostas, criando uma passagem para o ar cruzar o espaço em direção para a outra abertura. Isso permite que o ambiente esteja sempre ventilado”, diz Kaline Kalil, arquiteta da TeKa que reforça a importância de investir no bem estar e desejo de buscar espaço aprazível. “São soluções simples na maior parte das vezes e que trazem um aconchego durante o verão e ajudam a reduzir os gastos com a energia elétrica”.
Se o imóvel já está pronto e não é possível uma reforma e construção, outra solução é adaptar o local para a onda de calor. Confira algumas dicas simples e que irão ajudar no dia a dia do ambiente:
1- Plantas são bem-vindas
Utilizadas para sombrear o lugar, elas trazem conforto, sensação de natureza no ambiente e incidência direta do sol, além de deixar a casa mais bonita e diminuir o calor já que aumentam a umidade do ambiente;
2- Escolha cores claras
Elas deixam o espaço mais clean e refletem a luz solar, além de trazer um ar de limpeza e boas emoções. Se preocupar com a escolha dos materiais que revestem os móveis é importante também. Alguns tecidos e espumas já oferecem tecnologias que garantem maior conforto térmico ao morador.
3- Cortinas e persianas
Sim, elas também ajudam a reduzir o calor. Isso acontece por elas bloquearem a entrada de luz direta do sol e escolhendo tecidos leves, ajuda ainda mais a evitar que a ventilação seja barrada na casa ou apartamento;
4- Iluminação convidativa
A iluminação também tem seu lugar quando o assunto é diminuir o calor. Prefira as lâmpadas fluorescentes que não esquenta e não emite calor, além de serem mais econômicas e duráveis;
5- Umidificador de ar e refrigeração
Mesmo com as dicas de deixar a casa mais fresca, os umidificadores de ar em regiões mais secas são importantes. Eles tornam o ambiente ameno, diminui também o calor, mas é importante a limpeza do equipamento para evitar acúmulo de sujeira. Além dele, se o calor passar do limite, pode ser utilizado também ventiladores ou ar-condicionado. Espelhos d’aguas também ajudam no aumento da umidade relativa do ar, o que pode trazer uma sensação de conforto.
6- Área Externa
Em caso de ambientes externos a escolha de pisos atérmicos é imprescindível. Também o uso de estratégias como fachada ventiladas auxiliam na variação térmica do espaço.
Sobre a Teka Arquitetura de Desejo
Voltada para a arquitetura e interiores, a TeKa é um escritório de alto padrão no nicho de casas para famílias com metodologia exclusiva da Arquitetura de Desejo, baseada na proximidade com o cliente, escuta ativa, atendimento individualizado e tempo de qualidade em cada projeto.