Pacientes do HEC participam de projeto da PM com cavalos

Pacientes do Hospital Estadual da Criança (HEC) participaram, nesta terça-feira (19), do projeto Equino Atividade – “Alegria a Galope”, uma ação do Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana.

O projeto visa proporcionar aos pacientes do HEC, através dos cavalos, interação entre o ser humano e os animais, visando o entretenimento, a recreação e melhora na condição emocional dos assistidos.

“Essa parceria entre a Polícia Militar e o HEC visa a interação dos pacientes internadas e os animais. Com esse contato, esperamos uma promoção do bem estar das crianças, tanto físico quanto psicológico. É uma forma de tirar o paciente do leito e reduzir o estresse que o ambiente hospitalar pode trazer no processo de internação. A sensibilidade da PM em articular esse evento foi muito grande, o que mostra o interesse deste órgão em promover atividades que trazem maior alegria para a população pediátrica”, ressaltou a diretora operacional do HEC, Lívia Leite.

A equipe multidisciplinar do HEC ficou responsável por avaliar, através dos critérios de elegibilidade, tais como faixa etária, capacidade de deslocamento, grau de risco, exposição ao animal, bem como selecionar qual a prática cada paciente poderá participar.

A Equino Atividade – Alegria a Galope, entre seus benefícios, proporciona aos pacientes e familiares momentos de alegria e descontração; promoção do bem-estar físico, emocional, cognitivo e social; redução da ansiedade e da tristeza; melhoria da comunicação dos pacientes com a equipe multidisciplinar; criação de um ambiente mais humanizado.

O HEC – Gerido pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI) desde 2015, o Hospital Estadual da Criança (HEC) é uma unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Somente em 2022, realizou mais de 21 mil atendimentos emergenciais em pediatria e mais de 5 mil em obstetrícia.

O HEC dispõe de um ambulatório de especialidades, internação, atividades de ensino e pesquisa, além de serviços de diagnose e terapia. Está instalado em 8,5 mil m2 de área construída, dividido em sete pavimentos. Atende pacientes de todo o estado e tem 260 leitos. O acesso à unidade é organizado por meio do Acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR).

Localizada em Feira de Santana, a unidade hospitalar também conta com fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros profissionais.