Neste sábado (20/1), a comunidade de Vila de Abrantes viveu um momento importante, com a retomada da tradicional lavagem que homenageia São Sebastião, santo católico padroeiro da localidade. A comemoração foi marcada pelo belíssimo cortejo religioso, com muita alegria e animação da Ala das Baianas e dos grupos culturais, atraindo moradores, turistas e visitantes.
Abrindo a festividade, o prefeito Elinaldo Araújo destacou a importância de fomentar a tradição de realizar o ciclo de lavagens e festas populares de Camaçari, que integra a abertura do verão baiano. “São manifestações de fé e, aqui, em Vila de Abrantes, peço a benção de Deus e de São Sebastião para que tenhamos um grande festejo”, disse. Na oportunidade, o gestor ainda ressaltou o impacto positivo das ações realizadas pela administração municipal no distrito, como as requalificações de escolas, das unidades de saúde, das praças da Matriz e de Eventos e Campo de Futebol Nery Nunes, conhecido como Tudão, além do Centro Cultural Vila de Abrantes.
Uma das novidades deste ano é que, em todas as festas populares e lavagens no município, a prefeitura fornecerá, como suporte de serviço público, água mineral para o público participante, bem como protetor solar para os integrantes dos grupos que se apresentam e desfilam no cortejo religioso.
Partindo das imediações do Condomínio Recanto de Abrantes, o cortejo seguiu em direção à Igreja do Divino Espírito Santo, localizada na Praça da Matriz, arrastando centenas de pessoas em uma procissão de fé e devoção. Entre o público que acompanhou o trajeto, esteve Adelson Ribeiro, morador de Vila de Abrantes há 4 anos, que, ao lado da família, foi prestigiar a festividade. “Sou católico, e, por isso, vim para poder saudar o padroeiro São Sebastião. Achei legal poder participar do festejo, gostei da organização”, disse ele, que estava acompanhado da esposa, Gilda Neves, e do neto, Luca Souza.
A secretária do Turismo, Cristiane Bacelar, também ressaltou a importância da festividade para a manutenção da tradição local. “Depois de 20 anos, a pedido da comunidade de Vila de Abrantes, retomamos este festejo em uma perspectiva de resgate e preservação da nossa cultura. Uma festa linda com a presença de moradores, turistas, visitantes, baianas e grupos culturais, além de ser um momento significativo para a geração de emprego e renda”, afirmou.
Quem aproveitou para fazer uma renda extra, durante a lavagem e os festejos de Vila de Abrantes, foi Silvana Rodrigues, que resolveu comercializar bebidas e churrasquinho. “Atuo com vendas em todo tipo de evento, e esta é uma boa oportunidade. Minha expectativa é de vender tudo, especialmente porque o evento está lotado”, disse animada.
O cortejo foi embalado por muita dança e música dos grupos culturais, organizado pela Secretaria da Cultura (Secult). O Movimento Percussivo Som do Timbal foi uma das atrações que levou alegria ao trajeto. À frente do conjunto, Rogério Sonoro falou do sentimento em participar do evento. “É uma felicidade tocar, junto com nossos 22 integrantes, em uma festa tão importante. Demonstra que o poder público é sensível e busca o fomento da cultura local”, destacou.
O percurso ainda contou com apresentação da Charanga da Alegria e dos grupos Mix Dance, Associação de Capoeira Engenho, Capoeira no Balanço da Ginga, Caboclo Mirim de Parafuso, Ginga Menino e Ciranda Cia. de Dança.
No período da tarde teve início a parte profana da festa, com a participação de blocos de rua. Pela noite, a festa avança com shows de diversos artistas locais e regionais. A lavagem de Vila de Abrantes segue durante todo o domingo (21), também com desfile de blocos e uma programação musical repleta de atrações. As apresentações artísticas, que acontecem nas primeiras horas da noite, vão acontecer no mini trio elétrico estacionado na Praça de Eventos e Campo de Futebol Nery Nunes, localizado na Rua Mangueiral.
O festejo conta com o apoio das secretarias da Saúde (Sesau), e dos Serviços Públicos (Sesp), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), e reforço da Polícia Militar da Bahia (PM-BA).
O cortejo religioso contou com a presença da primeira-dama, Ivana Paula, do vice-prefeito José Tude, do presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos, além de demais autoridades municipais.
Conferida abaixo a grade completa da programação da lavagem de Vila de Abrantes:
20/1 (sábado)
Intervalos – DJ Don Juan
19h – Welinton Milan
20h30 – Banda Sensações
21h – Marcos Freitas
22h – Theuzinho
0h – Filhos de Jorge
21/1 (domingo)
BLOCOS
13h – Lefo Lefo (grupo Bambeia)
16h – Tô na Barca
SHOWS
Intervalos – DJ Don Juan
18h – Balada de Ouro
19h – Dunga Barbosa
20h – Bruno Almeida
21h – Diamba
23h – Oh Polêmico
Foto: Josué Silva, Jean Victor, Isaac Coelho