Augusto Vasconcelos cobra apuração de morte de homem negro após abordagem por seguranças do metrô

O vereador e Ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador (CMS),  Augusto Vasconcelos (PCdoB) expressou seu pesar diante da trágica morte de Edmar Santos Costa Moreira, um porteiro de 38 anos, ocorrida durante uma abordagem realizada por agentes da CCR Metrô Bahia.

O caso ocorreu no dia 06 de janeiro, porém, só ganhou notoriedade recentemente após a divulgação de um vídeo proveniente de uma câmera de segurança na estação de ônibus Terminal Acesso Norte. O vídeo, gravado por volta das 6 da manhã naquele dia, mostra Edmar já imobilizado por dois seguranças. 

Nas imagens, durante a abordagem, Edmar é jogado ao chão por um dos agentes, que segura seus braços enquanto pressiona o joelho contra sua nuca. A vítima foi alvo de golpes nas costas e no pescoço, posteriormente, o outro agente também pisa nele, que parece não resistir mais.

Augusto Vasconcelos expressou sua indignação perante a situação, classificando-a como “revoltante”. O Ouvidor afirmou que seguirá o desdobramento do caso com atenção, e também apontou a necessidade de uma investigação diligente por parte  da polícia e da empresa diante do ocorrido.

Em nota enviada ao portal BNews, a CCR Metrô lamentou o ocorrido e disse que instaurou um procedimento interno para apuração do acontecimento.