Camaçari: Lavagem de Jauá reúne multidão com celebração de fé e cultura

Uma multidão coloriu a Rua Direta de Jauá na manhã desta sexta-feira (26/1), durante o cortejo religioso em celebração a Bom Jesus dos Navegantes, santo protetor dos pescadores e da localidade. O desfile de aproximadamente 3 quilômetros (km), percorridos com muita fé, devoção e alegria, teve início na entrada de Jauá, às margens da Estrada do Coco (BA-099), e seguiu até a Capela de São Francisco de Assis, localizada nas imediações da Praça do Papagaio.

O prefeito Elinaldo Araújo enfatizou a felicidade em ver a ampla participação popular nos festejos de verão. “O povo tá motivado por diversas razões, e a participação demonstra esse reconhecimento. Primeiramente, pelo momento de crescimento que o país está vivendo, e também pelas ações que estão sendo feitas no município, com investimentos na área social, de saúde, de educação, além da infraestrutura, com obras que vêm atendendo toda Camaçari e transformando a nossa cidade”, destacou.

Assim como aconteceu nas lavagens anteriores, a Prefeitura de Camaçari, através da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), forneceu água mineral para todos, e protetor solar para os integrantes dos grupos que se apresentaram durante o percurso. As medidas visam garantir hidratação, bem-estar e a saúde dos participantes.

Luiz Mário, um dos gestores da Coordenação de Eventos, fez um balanço positivo das festas populares da costa, que já contemplaram Barra do Pojuca, Monte Gordo e Vila de Abrantes. “Esse ano, em todas as localidades, estamos tendo respostas positivas da população, e os resultados estão superando as expectativas. E para Jauá, não deve ser diferente. Esperamos bater recorde de público”, afirmou.

Para o titular da Prefeitura Avançada da Costa, José Cupertino, as lavagens representam um dos aspectos que demonstram o cuidado da gestão com as comunidades da orla. “A nossa costa vem recebendo inúmeras melhorias e obras que têm impactado a vida da população. Os festejos significam mais uma ação importante, pois aquece a economia local e fomenta o turismo”, disse.

Durante o cortejo, moradores, turistas e visitantes puderam se encantar com a beleza da Ala das Baianas, que levou à procissão o aroma da água de cheiro, fazendo honraria a Bom Jesus dos Navegantes. Em seguida, as apresentações culturais, promovidas através da Secretaria da Cultura (Secult), encheram o festejo de animação.

A Associação de Capoeira no Balanço da Ginga, que atua há 12 anos em Malícia, localidade de Abrantes, foi uma das atrações que se apresentaram no evento. A líder do grupo, Iranildes dos Santos, conhecida como Formanda Guerreira, falou da alegria em participar da lavagem. “É muito importante estarmos em festejos como este, que demonstra a valorização que a nossa cultura tem, especialmente a capoeira. Contamos com 17 integrantes, de diversas idades. O nosso trabalho assume o papel de transformar vidas”, destacou.

Entre os grupos que desfilaram estavam: Cultural Eremin, Samba de Roda Guerreiras de Parafuso, Projeto Inclusão Crianças que Gingam, Charanga da Fanfarra Popular de Parafuso (Fanpop), Cia. de Dança Alaketu, Movimento Percussivo Beira de Rua, Sementes do Mestre Coelho (SEMC), Inserir Crianças e Adolescentes, Sou Criança Futuro da Nação, Libertação Arte, e Frutos da Gameleira.

Assistindo o desfile da porta de casa, a diarista Alda Costa, 43 anos, contou que adora prestigiar o cortejo. “Quando tenho oportunidade, não perco a chance de assistir. Acho muito bonito, trazendo a riqueza da nossa cultura, além de homenagear Bom Jesus dos Navegantes. Maravilhoso!”, classificou.

A parte profana da festa teve início ainda na tarde desta sexta, logo após o cortejo religioso. Desfilaram os blocos Só Bora e Os Marujos; e no Palco Praia, localizado na Rua Direta de Jauá, animaram o público as bandas Pagode do Segredo e Samba do Preto.

Sábado e domingo (27 e 28), além da passagem dos blocos de rua, a programação musical se estende até a noite, com shows de artistas locais e regionais no Palco Praia e também no Palco Praça, este último, situado no estacionamento da Praça do Papagaio.

O evento acontece com o apoio das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), encarregada da manutenção da limpeza das vias, iluminação dos espaços dos festejos, bem como da fiscalização dos vendedores ambulantes; da Saúde (Sesau), que disponibiliza duas ambulâncias com equipes médicas para atendimento, em caso de urgência; da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, que cuida do ordenamento das vias, a fim de garantir fluidez no tráfego e evitar acidentes; além do reforço na segurança pública, que fica a cargo da Polícia Militar da Bahia (PM-BA).

Confira abaixo a programação completa das festividades em Jauá:

Sábado (27)
BLOCOS

14h – Mulheres no Comando – Banda Status
16h – Do Guetto – União do Guetto

PALCO PRAIA
13h – Maicon Leite
15h30 – Turma do Samba

PALCO PRAÇA
19h – 18 Kilates
20h30 – Dai Martinelli
21h30 – Anna Catarina
23h – O Kannalha
1h – Só Não Vale Chorar

Domingo (28)
BLOCOS

14h – As Famosas – Banda Xeque-Mate
16h – Enchendo e Derramando – Eduardinho Fora da Mídia

PALCO PRAIA
13h – Samba & Sintonia
15h30 – Pagode do Erickinho

PALCO PRAÇA
18h – Beat Brasil
19h – Esqueminha do RM
20h – Swing do T10
21h – Sérgio Jr
23h – Klessinha

Foto: Josué Silva/Jean Victor