O groove do grupo baiano Pagode do Segredo iniciou a série de apresentações artísticas programadas para a festa profana da lavagem de Jauá nesta sexta-feira (26/1). A popular banda de Feira de Santana fez a alegria de quem foi conferir as atrações no Palco Praia, localizado no encontro da Rua Direta de Jauá com a Avenida Beira Mar.
“Tudo bem com vocês?” Com esse bordão o vocalista da banda, Diego Lemos, abriu caminho para os primeiros acordes da festa. “Hoje em dia, quando eu passo na rua, nem me chamam mais pelo nome. Só falam: tudo bem com você?”, relatou o artista sobre a frase que já se tornou marca registrada do Pagode do Segredo. Para ele, “foi gratificante tocar em Jauá. Uma responsabilidade imensa, por ser uma festa que tem tradição. A gente fez questão de fazer um pagode gostoso, um pagode limpo, que relembra muitos sucessos antigos, e pude interagir com a galera, saber o que eles estavam querendo e, graças a Deus, deu tudo certo”, disse o artista ao fim da apresentação.
Muito animado e cheio de balanço, o mecânico e morador de Arembepe, Nagel Tavares, 30 anos, teve a oportunidade de assistir o show da banda que, até então, só conhecia pelas redes sociais. “Quando eu vi que em Jauá ia ter, entre as atrações, o Pagode do Segredo, eu vim conhecer de perto. Como sempre, o prefeito botou bandas boas, aí aproveitei pra vir prestigiar. É a primeira vez que assisto a um show deles”, declarou satisfeito, o fã.
Outra que veio de longe prestigiar a banda foi a conterrânea Alexsandra Lima, professora de 25 anos. “Amo o Pagode do Segredo, que tem um ritmo bacana e faz um som bem legal. Estou adorando conhecer Jauá e, com essa atração, está sendo perfeito. Com certeza, retornarei aqui”, afirmou a moradora de Feira de Santana.
Bem perto dali, desfilaram pelas ruas de Jauá os blocos de trio Só Bora, às 14h, e Os Marujos, às 16h, animados respectivamente pelas bandas 18 Kilates e Beat Brasil. A foliã de 19 anos, Camila Santana, veterana do bloco Só Bora, era pura animação na concentração. “A expectativa com a 18 Kilates é grande, dentro da lavagem de Jauá, que é a melhor que nós temos em Camaçari”, afirmou orgulhosa. Para fechar as atrações do dia, o grupo Samba do Preto, no palco Praia. No repertório, cantado por Betão, predominou o samba raiz, acompanhado pelo bom e velho samba duro.
Sábado (27) a programação do Palco Praia tem início às 13h, com a apresentação de Maicon Leite, seguido pela Turma do Samba, com show começando às 15h30. Neste dia os blocos de trio ocupam as ruas a partir das 14h, com Mulheres no Comando, sob a animação da Banda Status. Às 16h, é a vez do bloco Do Guetto fazer sua brincadeira, com a banda União do Guetto.
No mesmo dia a festa avança pela noite com mais um espaço para shows, no Palco Praça. Localizado no estacionamento da Praça do Papagaio, os shows por lá têm início às 19h, com a banda 18 Kilates, que se apresenta pelo segundo dia na lavagem. Às 20h30, é a vez de Dai Martinelli e, às 21h30, assume Anna Catarina. Às 23h, sobe ao palco O Kannalha, e para fechar a noite, a partir de 1h, assume o comando o grupo Só Não Vale Chorar.
No domingo (28), abre o dia de festa o grupo Samba e Sintonia, às 13h, no Palco Praia. Depois, a animação fica a cargo do Pagode do Erickinho, a partir das 15h30. Antes, porém, toma as ruas da localidade, o bloco As Famosas, que desfila saindo às 14h, com a banda Xeque-Mate. Às 16h, o comando do trio do bloco Enchendo e Derramando vai ser de Eduardinho Fora da Mídia.
No Palco Praça, a agitação começa um pouco mais cedo no dia 28. Às 18h, tem nova participação da Beat Brasil na localidade, seguido pelo Esqueminha do RM, às 19h. O grupo Swing do T10 balança o estacionamento da Praça do Papagaio, a partir das 20h, Sérgio Jr às 21h, e Klessinha fecha a noite, a partir das 23h.
O evento é realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), e conta com o apoio das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), encarregada da manutenção da limpeza das vias, iluminação dos espaços dos festejos, bem como da fiscalização dos vendedores ambulantes; da Saúde (Sesau), que disponibiliza duas ambulâncias com equipes médicas para atendimento, em caso de urgência; da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, que cuida do ordenamento das vias, a fim de garantir fluidez no tráfego e evitar acidentes; além do reforço na segurança pública, que fica a cargo da Polícia Militar da Bahia (PM-BA).
Foto: Arthur Vinicius