Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende assume a Presidência da Corte
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), participou, na quinta-feira (1º), da solenidade de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa.
O desembargador Nilson Soares Castelo Branco passou o cargo para a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, quarta mulher a assumir a Presidência da Corte. Ela comandará o TJ-BA no biênio 2024-2026.
“Nós temos que estar em harmonia, pois o interesse de melhorar a vida do povo de Salvador e da Bahia é mútuo de cada poder. Eu tenho certeza de que unidos podemos fazer isso. A visão do Judiciário é a mesma”, frisou Carlos Muniz, que integrou a mesa da solenidade.
“O Poder Judiciário baiano é gigantesco. A atuação enquanto magistrada responsável pela Coordenadoria de Apoio do 1º grau, instituída por iniciativa do eminente desembargador Nilson Soares Castelo Branco, em sua elogiosa gestão, incutiu-me maior convicção quanto a necessidade do melhor aparelhamento da primeira instância judicial para o atendimento do direito ao acesso à justiça e à sua efetiva entrega, bem como os meios capazes de garantir a celeridade de tramitação dos processos”, disse a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.
Além de Carlos Muniz e da desembargadora Cynthia Resende, também fizeram parte da mesa da solenidade o ex-presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; o secretário Judiciário do TJ-BA, Marcos Vinício Brasil Alcântara; o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel aviador Vinícius Guimarães Nogueira; o presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), desembargador Júlio Lemos Travessa; a defensora Pública da Bahia, Firmiane Venâncio de Carmo Souza; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Bahia (OAB-BA), Daniela Lima de Andrade Borges; o presidente do Tribunal de Contas da Bahia (TCM-BA), conselheiro Marcus Vinícius de Barros Presídio; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região, desembargador Federal Jéferson Alves Silva Muricy; o presidente Interino do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Adolfo Menezes (PSD); o ex-procurador-geral da República, Augusto Aras; o comandante da 6ª Região Militar, general de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro; a procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti; e o arcebispo da Arquidiocese de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha.