Camaçari: Defesa Civil faz alerta aos banhistas para o período de Carnaval

Com o período festivo do Carnaval, muitos turistas, visitantes, bem como os moradores das localidades, procuram com mais frequência as praias da Costa de Camaçari como uma alternativa à folia. Por causa disso, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), faz alguns alertas e dá diversas orientações para que os banhistas aproveitem com segurança os 42 quilômetros (km) de praia do município.

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, falou sobre a sinalização nas praias.  “Se tiver com a bandeira vermelha, não entre na água. Com a amarela, atenção. Já com a verde, sim, pode tomar banho. A pessoa deve sempre procurar o salva-vidas, que irá indicar o melhor local para tomar o banho de mar”. Ele ainda reforçou outros tipos de cuidados, como “não ingerir muito álcool ou comer demais, porque a pessoa pode sofrer uma congestão e ter uma parada cardiorrespiratória”. 

Algumas instruções foram passadas, ainda, pelo guarda-vidas Rafael Brito. “O banhista deve sempre tomar banho em áreas sinalizadas e que tenham um salva-vidas de prontidão para orientar. Caso não conheça bem a praia, procurar entrar no mar com quem tem convívio com aquele local. Evitar tomar banho em condições que ofereçam riscos, tipo sob efeito de bebidas alcoólicas. Não entrar no mar de prancha sem conhecer as ondas do local. Todas essas observações visam eliminar os riscos de afogamentos”.

Outro cuidado importante é com as crianças. A Defesa Civil orienta que os pais e/ou responsáveis as identifiquem e coloquem um contato de emergência, para que o órgão possa entrar em contato e acionar imediatamente, no caso de estarem perdidas.

É preciso estar atento ainda ao risco de incêndios nos veículos por conta da temperatura elevada. Como prevenção, as pessoas não devem deixar materiais eletrônicos dentro do carro, como tablet e celular, e ter cuidado, ainda, com garrafas de água por causa do reflexo, pois pode desencadear um incêndio. 

Para qualquer dúvida ou atendimento basta entrar em contato com a Defesa Civil pelos números 199, (71) 3622-7799 ou (71) 99981-3641, este último exclusivamente por mensagem de texto via WhatsApp. Outra opção são os perfis do órgão nas redes sociais Facebook e Instagram.

Foto: Arquivo