O fortalecimento da economia e o maior poder de compra estão diretamente ligados a qualidade de vida da população. E essa foi uma das pautas de uma reunião entre o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, o presidente da Câmara, Flávio Matos, o empresário Roque Oliveira e o vereador Gilvan Souza. Eles se reuniram na tarde desta quinta-feira (15/2), para tratar sobre o desenvolvimento da Costa de Camaçari e sobre a necessidade de reforçar a relação com o setor de supermercados, aproximando o segmento das ações de governo e promovendo meios de incentivo.
O empresário conhecido como “Roquinho do Unimar”, é responsável por cinco unidades da Rede Hiper Unimar em Camaçari, duas casas lotéricas, duas farmácias e um restaurante. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para a desburocratização dos processos de instalação e manutenção dos negócios e enfatizada a importância de criar uma relação de cooperação mútua entre o setor e o município. Na oportunidade, Roquinho relatou problemas de insegurança pública e a atuação de quadrilhas especializadas nas redes de supermercados instaladas no município.
Durante o encontro, também foram discutidas ações para mobilidade, infraestrutura, atração de novos negócios para a Costa de Camaçari, condições de competitividade e garantia de empregos para os munícipes.
Setor supermercadista em alta
O setor supermercadista foi responsável por um faturamento de R$ 695,7 bilhões, representando 7,03% no PIB nacional, em 2023. As vendas dos supermercados registraram crescimento de 3,09% em comparação com o ano de 2022. As informações são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que divulgou um levantamento sobre o setor em janeiro desse ano. A pesquisa revela ainda, que em dezembro do ano passado, o setor teve alta de 10,73%. Os dados também são otimistas para o ano de 2024, a projeção da Abras é de crescimento de 2,5%.
econômico da cidade como um todo.
“Os supermercados em Camaçari têm um papel fundamental no impulso ao desenvolvimento econômico, na criação de