Nem a forte chuva que atingiu o município neste domingo (18/2), desanimou banhistas e voluntários a participar do “Meu descarte Legal – na praia” realizado em Jauá. Curtição e conscientização marcaram o segundo momento da ação voltada à conscientização ambiental. Promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), essa é a 3ª edição do projeto, que teve início em 2022.
Na oportunidade, a equipe da Limpec percorreu a faixa de areia da praia dialogando e orientando banhistas sobre a importância de manter hábitos sustentáveis, além de alertar sobre o impacto negativo do descarte irregular de resíduos tanto na areia quanto no mar. Para reforçar, foram distribuídas sacolas biodegradáveis à população a fim de incentivar o costume de dar o destino correto aos resíduos produzidos. Paralelo a isso, com o intuito de abordar e também levar conscientização a moradores, turistas e visitantes que chegavam de carro, outro grupo organizou um drive na entrada da localidade.
A pedagoga Joselma Costa, que curtia a praia com as amigas, foi uma das banhistas abordadas durante a ação. De acordo com ela, a união faz a força e contribui com a educação sobre a preservação do meio ambiente. “Conscientizar está em primeiro lugar. Se dermos o passo inicial, o resultado aparece. Cada um deve fazer a sua parte, e todos precisam realmente contribuir para isso”.
Na ocasião, a Fanfarra Frevo Baião animou a todos, atraindo, inclusive, os curiosos que, ao som das marchinhas, seguiam a banda pelas ruas de Jauá. O grupo de zumba Lobinhas, também marcou presença durante a ação, dando aula de dança para a população.
No próximo fim de semana, sábado e domingo (24 e 25/2), o Projeto “Meu descarte legal – na praia” acontecerá nas praias de Itacimirim e Barra do Jacuípe, respectivamente. A 3ª edição do projeto teve início na praia de Guarajuba, no dia 4 de janeiro.