Goethe-Institut anuncia lançamento da temporada 2024 do programa de residência Vila Sul com tema “Espaço Urbano: a quem pertence a cidade?”

Doze residentes serão divididos em três grupos em 2024

Goethe-Institut-Salvador-Bahia realizará, no dia 21 de fevereiro, o evento de lançamento da temporada 2024 de residências do programa internacional de residência artística Vila Sul 2024, que reúne, desde 2016, artistas de várias partes do mundo visando incentivar o intercâmbio global e trocas criativas com a cena cultural da capital baiana. Neste ano, o programa traz como tema central “Espaço Urbano: a quem pertence a cidade?”.

Doze residentes de diversos países, incluindo Alemanha, Canadá, Cabo Verde, África do Sul e Porto Rico, entre outros, serão divididos em três grupos ao longo do ano. Entre estes residentes, estão as quatro pessoas que integram o programa paralelo Intitulado “Rethinking the South – Repensando o Sul”, que  marca o segundo ano de cooperação entre a Fundação KfW de Frankfurt e o Programa Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia. . A fundação concederá quatro bolsas de residência a cada ano, oferecendo uma oportunidade única para os artistas explorarem e se envolverem com as questões urbanísticas e históricas.

As 12 pessoas residentes de 2024 têm em comum focos de trabalho e pesquisa voltados para questões relacionadas ao espaço e cidade e são das áreas de arquitetura, performance, artes visuais, cinema, literatura e música. 

Leonel Henckes, Diretor do Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul, destaca a importância do tema deste ano: “Mais de 50% da população mundial vive em cidades. E essa tendência está aumentando. Hoje nos deparamos com a questão: como queremos continuar a desenvolver nossas cidades? Como é uma cidade sustentável e o que a caracteriza?”.

Salvador, conhecida por sua rica história afrobrasileira e seu presente pós-colonial, serve como um contexto inspirador para explorar essas questões. Henckes continua: “Quem construiu a cidade e para quem? Quem a habita hoje? Como as cosmogonias não eurocêntricas influenciam a coexistência urbana e como isso pode ser moldado em perspectiva?”.

Sobre o programa de residência artística Villa Sul

Oficialmente inaugurada em novembro de 2016, a Vila Sul é a terceira residência artística no âmbito geral das 150 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeira e única da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. A sua proposta é fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério sul a partir da presença de artistas de todo o mundo, genuinamente interessados em perspectivas sociopolíticas e culturais desta metade do planeta. 

Sobre o Goethe-Institut:

O Goethe-Institut é um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Com uma rede de 150 unidades em 98 países de todos os continentes, o Goethe-Institut Salvador-Bahia, criado em 1962, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.