A exposição sobre Carolina de Jesus, em cartaz na Caixa Cultural Salvador, realiza, neste domingo (10), a oficina “Carolinas na trilha espiralar da kalunga: processos de criação afrocentrados”, com a pesquisadora Raffaella Fernandez.
A ação pretende possibilitar ao grande público conhecer parte do espólio literário de Carolina Maria de Jesus, em conexão com suas raízes africanas e com as produções artísticas de outras Carolinas no território amefricano.
Compreende-se que, a partir de suas obras, é possível problematizar o fazer artístico negro-centrado como um fazer que pode ser tanto estético quanto político, além de permitir o debate sobre artes, gênero e etnia, racismo, empoderamento feminino e contracolonialidade. Dessa forma, evidencia-se o poder e a importância da arte realizada pelas sensibilidades e pensamentos de mulheres negras.
Durante a oficina, serão discutidos o cosmograma bacongo, o tempo espiralar e os adinkras africanos como bases de sustentação do caráter proverbial que acompanha o projeto literário da autora.
Sobre Raffaella Fernandez
Raffaella Fernandez é pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP e compõe o conselho editorial da Companhia das Letras que está organizando e publicando a obra completa de Carolina Maria de Jesus.
É pós-doutora em Estudos Culturais e Decolonialidade pelo PACC/UFRJ (2020). É autora de “A poética de resíduos de Carolina de Jesus”, resultado de sua pesquisa de doutorado em Teoria e História da Literatura pela Universidade de Campinas (Unicamp).
Organizou os livros póstumos de Carolina intitulados” Onde estaes felicidade?” (2014/2022), “Meu sonho é escrever” (2018), “Clíris, poemas recolhidos” (2019), “Casa de alvenaria” (2021), “O escravo” (2023) e tem diversos artigos e ensaios publicados dentro e fora do Brasil sobre os manuscritos e datiloscritos da mesma autora. Coordena o Grupo de Pesquisa Decoloniais Carolina de Jesus (UFRJ/ CNPq)
Serviço:
O que: Oficina Carolinas na trilha espiralar da kalunga de processos de criação
Quando: domingo (10), às 15h
Onde: Caixa Cultural Salvador
Quanto: Gratuito
Classificação: A partir dos 12 anos