Milhares de pessoas homenageiam São Francisco de Assis em Arembepe

Um mar de gente tomou conta das ruas de Arembepe nesta sexta-feira (8/3), durante o cortejo religioso em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade. O evento, que reuniu cerca de 5 mil pessoas em uma mistura de fé, devoção e muita cultura, marca a abertura do Festival de Arembepe 2024.

“Essa comemoração em Arembepe é uma das mais tradicionais de toda a Costa de Camaçari. Esse cortejo já existe há mais de 50 anos. O objetivo da nossa gestão é manter as tradições e a cultura vivas”, afirmou o prefeito Elinaldo Araújo, ao lembrar que o evento encerra o ciclo de lavagens e festas populares do município.

Com saída do Loteamento Volta do Robalo, o cortejo seguiu em direção à paróquia que leva o nome do santo homenageado, localizada na Praça Salustiano Santiago de Souza (antiga das Amendoeiras). Como novidade, o percurso de cerca de 2 quilômetros (km), contou com seis pontos de hidratação. Além disso, houve ainda, distribuição de protetor solar para as baianas e os integrantes dos grupos culturais.

Sobre a programação do festival, Luiz Mário, um dos responsáveis pela coordenação de eventos falou que, “esta é uma das melhores programações dos últimos anos. Grandes artistas, participação dos grupos culturais, atrações para todos os gostos e públicos. Então, assim foi pensada, com objetivo de atrair gente, além de gerar emprego e renda”.

Morador de Salvador, Mário Sacramento, 55 anos, frequenta o Festival de Arembepe há alguns anos. Ele falou sobre participar do evento desde o cortejo. “É uma festa linda. Tem as baianas, o cortejo, a troca de calor humano. Tudo isso é muito bom, é massa!”, afirmou o visitante, que ainda pretende aproveitar os blocos e os shows até domingo (10).

O cortejo contou ainda com a participação de 13 grupos culturais, assistidos pela Secretaria da Cultura (Secult), sendo eles: Mariah Capoterapia, Sementes do Mestre Coelho (SEMC), Fanfarra Popular de Parafuso (FANPOP), Filhas do Vento, Projeto Inclusão Crianças que Gingam, Flor de Lis, Samba de Roda Nativas de Arembepe, Fatumbi Capoeira, Projeto Boi Tricotado, Libélula de Oyá, Associação Beneficente Mãe da Terra (ABMT), Companhia de Dança Alaketu e Movimento Percussivo Beira de Rua.

O mestre de capoeira Ismael dos Reis, líder do Grupo de Capoeira Inclusiva (GCI), que na oportunidade, atuou como organizador da ala dos grupos culturais, destacou a importância da presença, sobretudo, dos capoeiristas no cortejo. “Sempre houve o acompanhamento nas lavagens, mesmo na época da abolição da escravatura, quando os negros iam para as manifestações pintados. Hoje, a capoeira é uma luta de libertação. Então, é a cultura, é a Bahia, é o Brasil, é o mundo! Temos que dar brilho à nossa festa de Arembepe”, finalizou.

O Festival de Arembepe 2024 vem com o tema “Essa energia é sem igual” e a programação segue até segunda (11). À tarde, a partir das 13h30, a programação contou com o arrastão da banda Timbalada, seguido da apresentação de blocos de rua no Circuito Bruno Lima. À noite, ainda haverá apresentações musicais nos três palcos alternativos. 

Diversas autoridades participaram do cortejo, como o vice-prefeito, José Tude; o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Flávio Matos; a primeira-dama, Ivana Paula; além dos deputados federal, Paulo Azi; e estadual, Manuel Rocha; o ex-deputado estadual, Paulo Câmara; bem como secretários municipais e vereadores.

Confira a programação desta sexta-feira:

Circuito Bruno Lima
15h – Brochas – Pincel e Banda
16h – 100 Querer 20V – Banda Status
16h30 – Cordel de Arembepe – Rixô Elétrico
18h – O Kais – Viola de Doze

Palco Zé Durinho
16h – Palco Livre
18h – Gerônimo
20h – Liu Menezes
22h – Samuel Cesino e DJ Vanessa

Palco Mário Português
17h – A Bekka
18h30 – Art Balanço
20h – Alex Celebridade 10
21h30 – DNA do Pagode
23h – André Cerqueira

Palco da Diversidade
17h – Expressão Popular
19h – Praiônicos
20h30 – DJ Márcio Azevedo
21h30 – DJ Miguel
22h30 – DJ D’Souza
23h30 – DJ Pequeno

Foto: Josué Silva/Tiago Pacheco