Neste final de semana, Salvador recebe mais uma edição especial do Brasil Guitarras, que reunirá Julio Caldas, Armandinho Macedo, Thathi, Patty kiss, Morotó Slim, Eric Assmar, Aroldo Macedo, Ricardo Primata, Fred Menendez e Sávio Assis em uma grande homenagem a Guitarra Baiana. O evento acontecerá domingo (17), a partir das 16 horas, no Largo Quincas Berro D’Água, localizado no Pelourinho, com entrada gratuita.
Para Julio Caldas, a realização de um evento de repercussão nacional, em Salvador, fortalece a divulgação da Guitarra Baiana para pessoas das mais diversas regiões do país. “É importante termos essa edição para trazer visibilidade para o instrumento. É uma guitarra que está ligada à tradição cultural daqui do Estado e é um dos primeiros exemplares de guitarra elétrica a existir. É fundamental que a gente divulgue isso”. Afirma o guitarrista, destacando a versatilidade do instrumento que, ao mesmo tempo em que representa uma linguagem musical específica, permite tocar qualquer gênero. “Eu, por exemplo, vou tocar ‘De Repente um Blues’, que é uma música minha, e vou tocar com Morotó Slim uma música cubana e outra música que compõe o repertório clássico da Guitarra Baiana tradicional”, detalhou.
Brasil Guitarras
O Brasil Guitarras é um projeto percorre, desde 2013, algumas capitais do Brasil, como Brasília, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo, reunindo dez dos principais guitarristas brasileiros. Sua primeira edição baiana foi em janeiro de 2017, no Farol da Barra. Diante do sucesso do show, a organização resolveu realizar outra edição do Brasil Guitarras, apenas com instrumentistas baianos, em uma homenagem a Guitarra Baiana: o Brasil Guitarras Especial Guitarras Bahia.
O evento é uma realização da Bra.zil Arte e Cultura e Irís Produções e conta com o apoio da lei Federal de Incentivo a Cultura, do Ministério da Cultura e do Fazcultura do Governo de Estado da Bahia, com patrocínio da Spaten, do Instituto Bat e da Bahiagás e Secretaria do Turismo.