No próximo sábado (23), o Museu Eugênio Teixeira Leal, também conhecido como Museu do Dinheiro ou Museu da Moeda, abrirá suas portas para um importante diálogo sobre políticas públicas no setor cultural

Promovido pela Casa da Capoeira Pelourinho através do Edital 005/2023 – Gregórios – Ano III, o evento “Papo de Mestres – Que Viva a Capoeira” contará com a presença de detentores da arte e membros do poder público para discutir questões como promoção e proteção da diversidade cultural, capoeira como esporte, cultura e patrimônio, entre outras pautas.

“Nosso intuito vai além de trocar ideias sobre temas relacionados à capoeira. Estarão reunidos aqui, mestres e mestras que contribuem para manter acesas as tradições e fundamentos da nossa rica arte. Queremos, enquanto detentores de uma arte tombada como Patrimônio Imaterial, contribuir ativamente para a construção de uma cultura democrática e colaborar de forma eficiente para o fortalecimento das cadeias produtivas da nossa capoeiragem”, declara Mestre Davi Pitbull, presidente da Casa da Capoeira Pelourinho.

O encontro coincide com as discussões sobre o protagonismo dos mestres de culturas populares, ocorridos recentemente durante a 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília. 

Localizada ao lado da Praça Quincas Berro D’Água no Centro Histórico, a Casa da Capoeira Pelourinho promove aulas, cursos e eventos de capoeira e diversidade cultural. Entre os projetos da instituição, se destacam o “Rolê Cultural”, a condecoração “Medalha Zumbi da Capoeira” e os de valorização feminina como “Quarta É Delas” e “O Papo É Delas”, coordenados pela Mestra Geisa Torres.

O projeto “Papo de Mestres – Que Viva a Capoeira” foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Serviço

O quê? Evento “Papo de Mestres – Que Viva a Capoeira”;

Quando? 23 de março, sábado, às 14h;

Onde? Museu Eugênio Teixeira Leal/Museu do Dinheiro – Rua do Açouguinho 1, Salvador, BA, 40026-180 .