Capital nordestina do mel ganha mais duas unidades de processamento de mel e cera

Nesta segunda-feira (01/04), o Governo do Estado inaugurou duas unidades de beneficiamento de mel e cera no município de Campo Alegre de Lourdes. As agroindústrias, construídas nas comunidades do Carolino e Barreiro do Espinheiro, beneficiam diretamente mais de 200 famílias, que passam a ter condições de extrair o mel dentro dos padrões sanitários, assegurando um produto de qualidade e com condições de ter um valor agregado no mercado.

Para a presidente da Associação dos Produtores Rurais do Barreiro do Espinheiro e Região, Elizabeth Feitosa, o empreendimento, que era muito esperado, vai contribuir para que as famílias tenham incremento na renda. “A casa do mel é muito importante para a nossa comunidade. Além de tirar nosso mel da maneira correta agora estamos correndo atrás do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), do Selo da Agricultura Familiar e da parceria com produtores de mel das comunidades vizinhas para que, juntos, a gente consiga vender a um preço melhor”.

O investimento feito pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do Projeto Pró-Semiárido, para as famílias é a realização do sonho de sair da informalidade. “A importância desse investimento foi surreal porque trouxe melhoria para a nossa comunidade e nosso município, e mostra que o Governo do Estado não esqueceu da gente do meio rural. A partir da casa de mel, hoje, o nosso mel tem qualidade top. Hoje, é tudo no equipamento, tem o decantador, o mel já é centrifugado e sai embalado”, afirma Maria Soledade, presidente da Associação do Carolino. 

O projeto Pró-Semiárido é executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). No município de Campo Alegre de Lourdes, as comunidades contam ainda com o assessoramento técnico continuo ofertado pela CAR, em parceria com o Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop). 

Foto: Vânia Barros