O vereador Téo Senna (PSDB) rebateu nesta quinta-feira (11) as declarações da vereadora Marta Rodrigues (PT) sobre a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e lembrou que a capital baiana se tornou referência no país em ações preventivas para o período das chuvas. O tucano lamentou as ocorrências de alagamentos e deslizamentos e lembrou que as cenas de mortes durante as chuvas ficaram no passado.
“O foco da prefeitura é salvar vidas, e isso tem acontecido nos últimos anos. Era comum que, durante as chuvas, houvesse aquelas cenas de tragédias com mortes. Isso acabou, graças ao trabalho preventivo que vem sendo realizado pela prefeitura. São mais de 500 áreas protegidas, quase 200 contenções de encostas realizadas, mais de 300 geomantas implantadas”, frisou.
Senna ressaltou que, graças aos investimentos realizados, a Defesa Civil de Salvador se tornou uma referência no país. “Inclusive em tecnologia, com sistemas que estão entre os mais modernos do mundo. E vale lembrar que o orçamento para mitigar os efeitos das chuvas não é apenas da Codesal, mas envolve diversas outras áreas, a exemplo da Secretaria de Infraestrutura, que executa obras de contenção de encostas, por exemplo, e a Secretaria de Manutenção, que realiza limpeza de canais, por exemplo. Então, acredito que a vereadora poderia se informar melhor”, disse.
O vereador ainda ressaltou que nenhuma cidade do mundo aguenta muita chuva em um curto espaço de tempo. “Em Salvador, somente neste início de abril, já choveu muito mais do que a média histórica do mês. Veja tragédias que vimos em São Paulo, no Rio de Janeiro e até em países desenvolvidos, como a Alemanha, que é a maior economia da Europa e sofreu recentemente com temporais. Em Salvador há transtornos, e a gente lamenta, mas a cidade hoje está mais preparada”, afirmou.
Foto: Ascom/CMS