Ampliação de parque tecnológico fortalece rede protetiva da Codesal

A Prefeitura de Salvador, por meio da Defesa Civil (Codesal), vem apliando seu parque tecnológico com o acréscimo de mais pluviômetros e estações metereológicas de modo a tornar mais eficiente o acompanhamento do eventos climáticos.

Nos últimos dois anos, o número de pluviômetros passou de 48 para 114, ampliando a cobertura dos acumulados de chuvas na capital baiana o que permitiu fortalecer as ações preventivas e de respostas nas área de risco.

As estações meteorológicas passaram de 04 para 14 em igual período, acrescidas por quatro estações hidrológicas e 15 geotécnicas. Ao todo, a Codesal conta hoje com 147 equipamentos de avaliação do clima.

“Esses equipamentos são fundamentais para auxiliar no acompanhamento de eventos climáticos extremos e na tomada de decisões voltadas à prevenção e a preservar vidas”, destaca a coordenadora de de Ações de Prevenção e Redução de Riscos Gabriela Morais.

*Previsão do tempo*

A atuação de um sistema de baixa pressão associado aos ventos úmidos vindo do Oceano Atlântico intensificarão a ocorrência de chuvas.

A previsão para amanhã, terça-feira(23/04), é de céu nublado com chuvas moderadas, por vezes fortes, acompanhadas por raios e trovoadas, a qualquer hora do dia.

Os maiores acumulados de chuvas em 24 horas foram registrados em Mata Escura (68,8mm), Calabetão (61,8mm) e Ondina (61,2mm).

As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil

*Ocorrências*

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

*Plantão*

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.