Por Anderson Santos*
Na política existe um fenômeno semelhante ao futebol. O fator psicológico. Quando um time é seguidamente derrotado por outro, isso abala a confiança dos jogadores e da torcida. Tira até o sono de alguns.
O grupo liderado pelo ex-prefeito, estava fazendo festas regadas à champanhe e muita cerveja antes da pesquisa Atlas Intel, instituto esse que todo mundo do meio político sabe que tem estreita relação com o PT e com um determinado veículo de comunicação. Pesquisa que foi programada para ser divulgada no dia 01 de Abril, semana do fechamento da janela de filiação partidária, com a intenção obscura de influenciar e confundir os eleitores e o meio político, pois o grupo vermelho estava confiante de que estaria com mais de 20 pontos à frente na pesquisa.
No momento que decidiu essa estratégia da pesquisa, alguém deveria perguntar à Caetano, “O senhor já combinou com os “Russos”? Jargão que surgiu pela voz de Garrincha na Copa de 58, ao questionar o técnico da seleção Feola, sobre como superar a seleção da antiga União Soviética. Nesse caso Caetano não combinou com o povo, e não deu outra.
O resultado da pesquisa indicando empate técnico, jogou água no chopp, ou melhor no champanhe do Ex-Prefeito, o que fez com que o resultado só fosse divulgado após o prazo de filiação partidária para não atrapalhar suas jogadas inescrupulosas.
Com a divulgação da pesquisa veio o silêncio da arquibancada da torcida adversária do povo de Camaçari. E com isso veio à tona o trauma das derrotas que já sofreu para Elinaldo, o que tornou o sonho dos vermelhos umpesadelo de sofrerem mais uma perda para os azuis.
Para refrescar a memória de todos Elinaldo já bateuCaetano em dois pleitos. Venceu em 2016 e em 2020, o que dá um resultado de 2×0. E como dizemos no futebol,tornou Caetano seu freguês. Agora Elinaldo entra em campo mais uma vez, dessa vez como técnico, colocando para jogar sua estrela e camisa 10 Flávio Matos, que inclusive é muito bom de bola e política. Vencendo esse novo embate o resultado vai para 3×0. Com isso, Elinaldoganha o direito de pedir música no fantástico. É fantástico!
*Anderson Santos, presidente PDT de Camaçari