Camaçari: Prefeito Elinaldo participa do I Seminário Regional do EpV 2024

Para participar do I Seminário Regional Educar pra Valer 2024, o prefeito Elinaldo Araújo foi a Salvador nesta quarta-feira (8/5), acompanhado da secretária da Educação, Neurilene Martins. Com o tema “Potencializando o Futuro com a Equipe de Acompanhamento Escolar”, o evento teve como objetivo promover a troca de experiências entre os municípios a partir da socialização do planejamento de 2024.

Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal recebeu homenagem em agradecimento à parceria firmada com o Programa Educar pra Valer (EpV), e por demonstrar o compromisso em manter uma educação pública de qualidade. Ele reconheceu a importância da proximidade dos prefeitos com a educação e falou sobre o programa. “Nos fortaleceu e motivou bastante. Eu acho que a parceria e a troca de ideias fez com que nós avançássemos, pois melhoramos na oferta da merenda escolar e passamos a oferecer o desjejum, implantamos tecnologia nas escolas, e mais a matéria de língua inglesa. A parceria com o programa nos deu um novo norte, e acho que, com isso, ganhou todo mundo, em especial a nossa cidade, os nossos alunos e professores”.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, relembrou a parceria com o EpV, que teve início em 2019, quando Camaçari passou a contar com assessoramento técnico gratuito para implementação e boas práticas na gestão da educação. “Integrar essa cooperação foi uma decisão do prefeito Elinaldo, que na verdade é uma comunidade nacional pela alfabetização das crianças. Então, ao longo desse tempo, o município foi avançando em suas estratégias, e, atualmente, a gente vive esse desafio, que é a de recomposição das aprendizagens pós-pandemia [da Covid-19], e esse encontro vai nos nortear ainda mais nesse sentido”. 

O diretor do EpV, Júlio Cavalcante, destacou a importância do seminário e da presença dos prefeitos, secretários de Educação, e as respectivas equipes técnicas. “Isso mostra o compromisso dos municípios de priorizar a educação. A gente tem avançado, mas ainda tem muitos desafios grandes, e a presença de vocês demonstra interesse das gestões municipais em avançar com qualidade”, afirmou, ao destacar a chance da troca de experiências entre as cidades participantes. 

O EpV foi elaborado pela Associação Bem Comum (ABC) a partir da experiência de sucesso da reforma educacional ocorrida há quase 20 anos na cidade de Sobral, no Ceará. Durante o evento, o diretor-executivo da ABC, Veveu Arruda, falou diretamente aos prefeitos. “Quando vocês têm o comando do processo, o resultado da sala de aula aparece. E a liderança significa que a gente tem que usar de recursos financeiros”, pontuou, ao agradecer a todos pelo exemplo e dedicação. 

Após a cerimônia de abertura, o prefeito Elinaldo, bem como os gestores da Seduc, participaram do painel “Gestão Fiscal Educacional – Cenários 2023 e 2024: receitas realizadas e perspectivas”, voltado para prefeitos e secretários de Educação da Bahia e Sergipe. 

Sobre o programa – o EpV acontece em parceria com a Fundação Lemann e tem como propósito prestar assessoria técnica gratuita aos municípios partícipes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão. A iniciativa consiste no apoio técnico a alguns municípios brasileiros com dificuldades educacionais que queiram se comprometer com medidas de gestão educacional e pedagógica para garantir o ingresso, a permanência e a excelência de aprendizagem das crianças nas escolas públicas. 

Foto: Jean Victor