Aprimorar suas próprias habilidades em busca da profissionalização e valorização no mercado. Esse é um passo importante na carreira de qualquer fazedor de arte. Com o objetivo de contribuir para essa capacitação dos artistas do Vale do São Francisco, a Opará Produtora abre, gratuitamente, as inscrições para mais uma rodada de oficinas através do projeto ‘Casinha Incubadora’. As formações serão em diversas áreas e serão ministradas de forma online e também presencialmente na cidade de Petrolina, entre maio e junho, para os artistas de toda a região.
“A segunda edição do Casinha Incubadora vem ainda mais fortalecida após o feedback que recebemos dos artistas que já participaram das formações anteriores. Essas oficinas não somente ajudam a profissionalizar esses artistas que dificilmente têm oportunidades gratuitas com pessoas extremamente qualificadas, mas também contribui para a estruturação e expansão do setor cultural do Vale do São Francisco”, pontua Geraldo Júnior, CEO da Opará Produtora.
A primeira, de “Direção Artística”, acontecerá de forma online nos dias 10 e 11 de maio, e será ministrada por Gil Alves, diretor artístico, criativo e produtor audiovisual. Já André Brandão, supervisor de Cultura do SESC Petrolina, vai ministrar a oficina de “Produção Cultural” nos dias 16 e 17 de maio. Tem ainda a formação de “Direção de Palco e Produção Técnica”, entre os dias 23 e 25, com Nally Maria, artista, coordenadora e produtora de palco. Já em 30 e 31 de maio e 1º de junho, tem o jornalista e social media Pablo Luan com a oficina “Redes Sociais para artistas”. Com exceção da primeira, as demais serão ministradas no Centro Cultural Matingueiros, em Petrolina-PE.
As inscrições podem ser feitas através da plataforma Sympla (beacons.ai/oparaprodutora) e haverá entrega de certificado para os participantes. A realização das formações gratuitas é a primeira etapa do projeto ‘Casinha Incubadora’. A próxima será a realização de uma seletiva para a imersão dos artistas da música independente. Este projeto é incentivado pelo Governo de Pernambuco, através do 6º Edital do Programa de Fomento à Produção em Música de Pernambuco – FUNCULTURA 2021/2022.