A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu hoje (22/05) a visita do professor e pesquisador da Universidade de São Caetano do Sul (SP), Daniel Vaz Freire, coordenador do projeto “Fortalecimento de Capacidades para a Resiliência Local”, no ABC Paulista, fomentado pela Norec, Agência Norueguesa para a Cooperação e Intercâmbio.
Ele foi recebido pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, que apresentou ações desenvolvidas pelo órgão no âmbito da prevenção e análises climáticas, traduzidas em ações educativas nas comunidades em áreas de risco, no investimento em tecnologia embarcada no Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil e em intervenções de infraestrutura em ambientes precarizados.
Sosthenes destacou ainda que, mais recentemente, foi instituído o Centro de Pesquisas da Defesa Civil (Cepdec), voltado a agregar especialistas dos mais diversos campos e produzir novos conhecimentos que permitam implementar as práticas de defesa civil, buscando bons resultados para a nossa sociedade.
Daniel Vaz explicou que a visita à Codesal teve como objetivo conhecer o trabalho e os desafios enfrentados pelo órgão, destacando a importância do trabalho realizado “na área de formação de pessoas para serem resilientes, voltado ao cuidado com o meio ambiente, principal fator dos desastres naturais”.
Foram discutidas, durante a visita, a possibilidade de ações conjuntas com a Codesal e seu Cepdec, tendo em vista a produção de estudos e materiais, com o eixo de trabalho voltado à promoção de cuidados com o meio ambiente e à prevenção de riscos decorrentes das mudanças climáticas.
G20 em Salvador
O professor participou nesta quarta-feira (22/05) de um encontro preliminar da terceira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento do G20, a ser realizada em Salvador, entre os dias 27 e 29 de maio de 2024, no Centro de Convenções de Salvador. O evento discutirá as ações do G20 com relação à Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O projeto “Fortalecimento de Capacidades para a Resiliência Local” é desenvolvido de maneira simultânea em Barranquilla (Colômbia), na cidade de Quetzaltenango (Guatemala) e no Grande ABC, por meio de atividades formativas, de pesquisa e extensão social desenvolvidas nesses territórios, tendo como eixo de trabalho a promoção de cuidados com o meio ambiente e a prevenção de riscos.
Participaram da reunião a subcoordenadora do Cemadec, Alana Matos, o psicólogo colombiano, Aquiles Santodomingo, e o cientista político e professor universitário guatemalteco Brandon Montúfar.