“A gente já tem 110 candidaturas a prefeito validadas”, diz presidente do PT Bahia

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, informou que a legenda, atualmente organizada em 394 municípios, com diretórios municipais ou comissões provisórias, já definiu, após muito diálogo e consenso com as direções municipais, o número de pré-candidatos a prefeito e prefeita, além de vereadores e vereadoras, nas eleições municipais de 2024. A declaração foi dada em entrevista ao programa Radar BNews, do BNews, nesta quarta-feira (22).

“A gente já tem 110 candidaturas a prefeito validadas, 47 candidaturas a vice validadas e já estamos presentes em mais de 200 municípios, pelo menos, com chapas de vereadores e vereadoras”, disse. Para vencer as eleições, o presidente informou que o PT ainda não tem um número fechado, mas que espera dobrar a quantidade de gestores municipais da legenda. Enquanto os anos eleitorais de 2016 e de 2020 foram mais difíceis para os partidos de esquerda devido ao cenário nacional, de golpe na presidenta Dilma Rousseff e da eleição de Jair Bolsonaro, Éden está confiante que as candidaturas do PT terão perspectivas muito melhores e com grandes chances de vitória em 2024, com a força do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues.

“Com a vitória do Lula, com a vitória aqui na Bahia, derrotar ACM Neto com Jerônimo, a nossa expectativa é de crescimento sim, crescimento no PT, crescimento da Federação, que agora a gente vai para a primeira eleição municipal federado, nós, PCdoB e PV, ainda não tem um número cabalístico, mas a Federação deve apresentar mais de 200 candidatos a prefeito e a prefeita, e nós esperamos protagonizar o número de prefeitos na Bahia. Ou seja, o PSD está despontando como quem vai disputar bem, o Avante, talvez o União Brasil, talvez o PP, nós da Federação esperamos tá ali coladinho, senão o primeiro, o segundo, encabeçando a política na Bahia”, disse o petista.

O presidente do PT garantiu ainda o empenho do presidente Lula nas eleições da Bahia. “O Lula tem muito orgulho do PT e sabe que pode contar com nosso apoio irrestrito, foi assim nas fases mais difíceis da vida do Lula, o PT sempre esteve ao seu lado, e nas fases mais difíceis do PT, o Lula também esteve ao seu lado. Então Lula estará sim conosco e penso que quem tenta diminuir o peso de Lula ou do governador Jerônimo nas eleições municipais são aqueles que não podem contar com seus apoios. É claro que é muito importante ter um presidente da República ao seu lado, é claro que é muito importante você ter um governador do Estado ao seu lado. Quem pormenoriza isso, quem tenta diminuir esse apoio é quem não tem o apoio de Jerônimo e Lula e quem está com o grupo isolado”, afirmou.

O dirigente estadual ressaltou, no entanto, que os apoios não são definitivos para vencer as eleições, mas que as alianças como governador da Bahia e o presidente do Brasil têm uma grande importância para tornar as candidaturas mais competitivas. “O perfil do candidato é importante, o programa que você apresenta, as propostas que você faz, as soluções que terá para a vida do eleitor e da eleitora, do cidadão e da cidadã, mas é óbvio, nós estamos com o país polarizado politicamente’, disse Éden, ao explicar: “Então quando forem apresentados os candidatos em Salvador e em qualquer cidade é natural que o eleitor olhe e diga: ‘esse candidato samba de que lado? É de que time? É do time de Lula ou de Bolsonaro? No mínimo, essa pergunta vai ser feita”, ressaltou o presidente do PT Bahia.