Já consagrada como o espaço da diversidade cultural do tradicional Camaforró, a Vila da Cultura, se prepara para receber os grupos culturais da cidade e as pessoas de várias faixas etárias, para celebrar a tradição sertaneja durante o evento, que este ano abre o São João da Região Metropolitana de Salvador (RMS), e acontece entre os dias 13 e 15 de junho, com o tema “Esquenta São João”, no Espaço Camaçari 2000, localizado na Avenida Jorge Amado.
Este é o 5º ano da Vila da Cultura, e a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura, com o objetivo de enaltecer uma das mais antigas manifestações populares nordestinas e promover experiências culturais e gastronômicas para todos os públicos, abordará a temática “Cordel: Vila da Cultura Encantada”.
A programação acontece com atrações que incluem a participação de 20 grupos culturais oriundos do edital Kit Cultura Popular – 3ª Edição, apresentações musicais, exposições de artesanato, além da Casa da Olaria, onde haverá produção de peças feitas de barro. A Vila da Cultura terá também salas de oficinas com atividades voltadas para a literatura de cordel, atividades infantis como pintura de rosto, e o tradicional concurso de grupos juninos, que ocorrerá nos três dias de festa.
Compondo a decoração da Vila da Cultura, um cenário inspirado na xilogravura nordestina, com elementos que remetem ao cotidiano e à história do povo nordestino, além dos aspectos folclóricos. O espaço vai comportar dez barracas que irão comercializar comidas e bebidas típicas.
A secretária da Cultura, Márcia Tude, ressalta que a Vila da Cultura tem o compromisso de valorizar a tradição, respeitando a diversidade cultural de Camaçari. “Esse ano vamos trazer a ideia do cordel nordestino para difundir toda uma construção que estamos fazendo ao longo desses cinco anos. A Vila da Cultura já foi inclusiva, brasileira, literária e, em 2024, será mais voltada para o cordel de forma lúdica. Nossa expectativa é de uma festa tranquila, animada e bastante literária”, ressalta.
Foto: Arquivo