Inscrições para o ‘Casinha Incubadora”, que vai selecionar artistas do Vale do São Francisco para gravar trabalho autoral, seguem abertas

Os desafios fazem parte da trajetória de quem é artista independente. O lançamento de um trabalho autoral ou outros projetos que ajudam a impulsionar a carreira, nem sempre é um passo alcançado. Mas para os artistas do território do Sertão do São Francisco esse sonho poderá virar realidade. É que a Opará Produtora está com inscrições abertas e gratuitas, até o dia 30 de maio, para a segunda seletiva do ‘Casinha Incubadora’, que desenvolverá um trabalho de assessoria musical para que os projetos desses artistas sejam colocados em prática. 

Podem se inscrever artistas solo, duplas e bandas em início de carreira (0 a 10 anos de formação), que já possuam algum material fonográfico (EP, single, álbum) lançado, de forma amadora/inicial, ou que não possuam material lançado, mas que tenham alguma ideia ou conteúdo pronto para produção, gravação ou registro. Todos projetos serão analisados por curadores, profissionais envolvidos com produção artística, cultural e musical da região do Vale do São Francisco. Os principais critérios de escolha são: originalidade, inovação, representatividade e relevância cultural e artística para a região. 

Quatro artistas/grupos musicais serão selecionados para essa imersão musical que acontecerá entre os meses de junho e julho. Os artistas/grupos passarão pelos processos de produção e lançamento de uma obra, que poderá ser um single (canção) ou um EP, com duas a três músicas. “Na primeira edição desenvolvemos esse trabalho de ‘incubadora’ com o Vila Oculta e Lucas Tavlos, e o resultado foi surpreendente. Todo o material foi disponibilizado nas plataformas digitais e está disponível para que todos possam conferir e entender melhor qual é a nossa proposta e o impacto desse trabalho”, disse Geraldo Júnior, CEO da Opará Produtora.

O ‘Casinha LAB’ será desenvolvido sob orientação de Iago Guimarães, músico, produtor musical, engenheiro de mixagem e masterização do estúdio, bem como de Wagner Miranda, músico, compositor, produtor musical e diretor do Centro Cultural Matingueiros. A produção executiva é da Opará Produtora, que será responsável pela criação da identidade visual, bem como pela campanha nas mídias e plataformas digitais, divulgação na imprensa e lançamento do projeto.

As inscrições são totalmente gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de maio, por meio do formulário disponível na internet (beacons.ai/oparaprodutora). É necessário realizar o cadastro na íntegra. Este projeto é incentivado pelo Governo de Pernambuco, através do 6º Edital do Programa de Fomento à Produção em Música de Pernambuco – FUNCULTURA 2021/2022.