SMS implanta Núcleo de Economia da Saúde em Salvador e apresenta ações de fortalecimento da gestão orçamentária

Dentro do projeto “Salvador – Capital da Saúde”, fruto do termo de cooperação firmado entre a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) e o Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD), a Assessoria de Articulação Institucional da SMS realizou a apresentação das ações de Fortalecimento da gestão orçamentária e financeira da pasta, a integração e identificação de desafios, além da implantação do Núcleo de Economia da Saúde. O evento aconteceu nesta segunda-feira (27) na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS).

Durante o encontro, foi apresentado o projeto de qualificação da gestão orçamentária e financeira, e os benefícios que a SMS terá com a implantação do Núcleo de Economia da Saúde. O núcleo visa apoiar a otimização dos recursos e orientar a tomada de decisão em busca de alternativas mais eficientes para obtenção de bons desempenhos no Sistema Único de Saúde (SUS) municipal. Dessa maneira, a SMS poderá fazer um uso mais equitativo dos recursos e melhorar a oferta de serviços de saúde para a população de Salvador.

A vice-prefeita e secretária municipal da saúde, Ana Paula Matos, ressaltou a importância do encontro. “Economia em Saúde é um tema ainda pouco conhecido no âmbito geral, mas dentro da SMS o estudo e planejamento de estratégias já é uma realidade. Buscamos ainda mais excelência no operacional,e, sobretudo, ter a capacidade de antever cenários, a capacidade de estudar séries históricas, fazer projeções, entender como fazer mais e melhor com os recursos que nós temos e até como ampliá-los. Contamos com o suporte da conexão internacional, trocando informações do que tem de melhor no mundo, fortalecendo assim as parcerias e os nossos serviços”.

O evento reuniu representantes da SMS, com destaque para vice-prefeita e secretária da saúde, Ana Paula Matos, o subsecretário Alexandre Reis e a assessora institucional Zaida Mello, além Coordenadora de Ações Estruturantes em Economia da Saúde do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde, Jamyle Grigoletto, da Diretora Executiva de Monitoramento de Prestação de Serviços de Saúde da Secretaria da Saúde da Bahia, Danielli Costa, e do Chefe do Escritório de Projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Salvador, Leonel Leal Neto.

Núcleo de Economia da Saúde (NES):

Os Núcleos de Economia da Saúde (NES) são pontos focais de propagação das ações de Economia da Saúde nos estados e municípios, com a finalidade de auxiliar os gestores locais no processo de tomada de decisão, tendo como base o conhecimento e as ferramentas de Economia da Saúde. Os NES devem estar na estrutura organizacional das secretarias estaduais e municipais de saúde e devem sensibilizar os gestores do SUS, assim como fornecer treinamento de técnicos e gerentes para a utilização das ferramentas de Economia da Saúde.

Foto: Adam Vidal/ Secom