Crianças de Campinas/SP e Holambra recebem, de 11 a 14 de junho, o projeto “Transitando”

Iniciativa visa promover a conscientização sobre o trânsito para o público infantil

As crianças ainda não são motoristas, mas são pedestres, passageiras ou ciclistas, o que também torna importante incluí-las na pauta sobre educação no trânsito. Pensando nisso, nos dias 11 a 14 de junho, serão realizadas apresentações do projeto “Transitando” em Campinas e Holambra.

De acordo com dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), em 2022 foram registrados 979.878 acidentes de trânsito. Dessa forma, projetos como esse são essenciais para promover a conscientização desde a infância.

O projeto “Transitando” realizará a criação, produção e circulação de uma peça teatral infantil, com apresentações gratuitas. Também serão distribuídas cartilhas informativas com a mesma temática trabalhada.

Os objetivos do projeto envolvem viabilizar o acesso das instituições públicas infantis aos espetáculos teatrais de qualidade, além de questionar, discutir e pontuar as necessidades urbanas que envolvem o trânsito, ensinando as crianças sobre as melhorias. Os temas abordados envolvem a segurança no trânsito, sinalização e cidadania. 

Sobre a peça

A peça “Transitando” mostra que, durante as aulas da Professora Eva sobre educação no trânsito, nem todos os alunos estão interessados no tema. Cauê é um deles, que acha que é assunto para adulto, mas acaba descobrindo na prática que ele deveria ter prestado mais atenção nas aulas para evitar possíveis acidentes.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Transitando” tem a produção de AF dos Santos Produções – ME, apoio da Komedi e Sancell, patrocínio da Croda e Incotec e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“A Croda Internacional definiu como compromisso global contribuir positivamente no clima, terra e nas pessoas, até 2030- “Climate, Land & People Positive by 2030”. Alinhado a isso, a Croda do Brasil tem em seu DNA histórico o apoio dos programas de responsabilidade corporativa e às comunidades locais. Por isso, temos muito orgulho em sempre apoiar e adicionar valor cultural à sociedade civil através da nossa empresa e dos nossos colaboradores. É uma honra e um privilégio apoiar a iniciativa ‘Transitando’”, afirma a Croda/Incotec.

Sobre a Croda/Incotec: Estabelecida no Brasil desde 1974, a unidade fabril da CRODA em Campinas emprega cerca de 220 pessoas, produzindo uma ampla gama de ingredientes, incluindo lanolina, ésteres, polímeros acrílicos, encapsulamento de ativos e óleos refinados. A unidade também abriga um Centro de Inovação que conecta a aplicação de ciência a importantes mercados como o Pharmaceutico, Agro e Cosmético, e também possui 3 outros negócios, uma empresa de fragrâncias chamada Iberchem, uma empresa focada no tratamento de sementes para o mercado agrícola chamada Incotec e um centro de inovação com foco em encapsulação e nanotecnologia, além de marketing e atividades comerciais, possibilitando uma excelente experiência do cliente e maior agilidade nos mercados latino-americanos. A cultura da CRODA é orientada por valores compartilhados de forma responsável e inovadora, concentrando esforços para garantir uma ciência inteligente que melhore vidas.

Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:

“Transitando” em Campinas/SP e Holambra/SP
Datas, horários e locais:

11/06 – 8h e 13h30

E. E. Professor Washington José de Lacerda Ortiz

Rua Nazareno Mingone, 42 – Jardim do Lago, Campinas/SP.

12/06 – 10h30 e 13h30

Escola Estadual Deputado Eduardo Barnabé

Rua Adilio de Oliveira Gonçalves, s/n, Campinas/SP.

13/06 – 10h e 13h30

Escola Municipal do Bairro Imigrantes

Rua Van Aken, 170, Bairro Imigrantes, Holambra/SP.

14/06 – 10h30

E.M Jardim Flamboyant

Rua Jorge Latour, no 964, Bairro Flamboyant, Holambra/SP.