Após conduzir a primeira audiência pública na Câmara de Vereadores para debater o Plano Municipal de Segurança Pública de Camaçari, o vereador Dilson Magalhães Jr. (PP) ressaltou que uma das diretrizes do plano resultantes das reuniões do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP) é a implantação de um núcleo avançado do Departamento de Narcóticos da Bahia (Denarc) em Camaçari, para atender todos os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
“Denarc é uma ação que foi colocada ontem pelo coordenador, o delegado Edilson Magalhães, e é uma das diretrizes do plano. A intenção do departamento é combater o tráfico de drogas e reduzir a violência no nosso município”, explicou Dilson, que é relator da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Câmara, através da qual foi realizada a audiência pública.
“A proposta é subdividir o Denarc para atuar como núcleo de cobertura na RMS, com sede em Camaçari, para atender todos os municípios da região, como Lauro de Freitas, Simões filho, Candeias e demais. E por Camaçari apresentar maiores índices de ocorrências, o objetivo é implantar o núcleo aqui para que o atendimento chegue mais rápido na população”, disse o delegado.
Para Guilherme Machado, coordenador da 2ª Delegacia de Homicídios (2ª DH/Central), a intenção de instalar o Denarc da RMS em Camaçari é para buscar uma eficácia maior das ações da Polícia Civil no município. “Primeiro, uma satisfação estar aqui nessa audiência pública para debater este plano, uma iniciativa inovadora em toda a Bahia. O Denarc espera estar cada vez mais presente no município de Camaçari com o respaldo da Câmara de Vereadores, do poder municipal e todos os poderes constituídos no município através deste plano. E aqui congratulo a Câmara, na pessoa de Dílson Magalhães Jr., que consultou a polícia civil e há muitos anos vem discutindo e querendo implementar esse plano aqui na cidade. Camaçari servirá como parâmetro para todos os municípios do Brasil”, destacou.
Foto: Taiz Souza