No município de Esplanada, a agricultura familiar recebeu um impulso significativo com a conclusão de importantes obras e entregas de equipamentos destinados a melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos agricultores familiares locais. As ações foram realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A reforma do Mercado Municipal, localizada na sede de Esplanada, é uma das principais conquistas recentes. A revitalização do espaço tem como objetivo impulsionar o comércio local e a agricultura familiar, proporcionando mais conforto e segurança aos feirantes, comerciantes e consumidores. A melhoria da infraestrutura do mercado facilita a comercialização de produtos de forma mais organizada e higiênica, beneficiando diretamente 200 famílias da região e das cidades vizinhas.
Além disso, foram entregues 100 barracas para a organização do mercado municipal, qualificando a feira livre e dinamizando a comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Mara Rios é uma das beneficiárias do mercado e expressou sua gratidão e expectativas em relação à reforma. “Antes da reforma, enfrentávamos muitos desafios em relação à estrutura e ao ambiente, o que impactava diretamente nas vendas. Com a realização da reforma percebemos uma grande oportunidade de melhoria. A reforma veio para renovar o ambiente e as vendas. A expectativa é que tanto eu quanto os demais feirantes possamos colher frutos dessas melhorias”.
A estruturação de feiras livres e outras estratégias de comercialização direta minimizam a ação de intermediários, permitindo maior rendimento aos agricultores familiares e fortalecendo os laços de cooperação entre produtores e consumidores. A prioridade é equipar agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais com ferramentas básicas para apoiar a comercialização de produtos nas feiras livres municipais.
Entrega de Trator e Casas de Farinha
Para fomentar e ampliar a produção agrícola, foi entregue um trator com implementos agrícolas à Associação Agropecuária dos Agricultores Rurais de Caldeirões e Região. Além disso, duas casas de farinha foram entregues nas comunidades de Barreiro e Cumbe. Este projeto permitirá a inclusão de grupos de mulheres e jovens agricultores no processo produtivo, gerando emprego, renda e segurança alimentar para as famílias envolvidas. A iniciativa fortalece a agricultura familiar e promove a organização comunitária para a gestão de projetos coletivos.