Servidores da Defesa Civil de Salvador (Codesal) participaram nesta quinta-feira (09) de um treinamento voltado para a implantação da suíte de aplicativos de código aberto Libre Office, com ferramentas voltadas para o uso em escritório, e para a implantação do E-Protocolo no órgão. Estas iniciativas estão em sintonia com o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), assinado no dia 02/01, pelo prefeito ACM Neto, criado para agilizar a prestação de serviço público, permitir mais transparência nas ações da gestão e que, acima de tudo, vão facilitar o dia a dia dos cidadãos.
“Nosso objetivo evitar o uso de papel nas atividades da Codesal, que somado a compra e instalação de novos computadores, os anteriores eram de uso locado, e a adoção de softwares de código aberto implicarão em significativo corte de custos”, explica o diretor geral, Sosthenes Macêdo. Ele destaca o pioneirismo do órgão no uso de tecnologia voltada a agilizar suas atividades e oferecer serviços mais rápidos à população, que já utiliza tablets, computadores e smatphones, a exemplo da previsão de risco climático pelo avançado Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), do envio de SMS de alerta, e do uso tablets para tornar mais eficiente as vistorias.
Ao falar sobre o Plano, o secretário da Gestão (Semge) Thiago Dantas, disse que o principal objetivo é diminuir o uso de papel. “Hoje a Prefeitura de Salvador gasta por ano aproximadamente R$ 1 milhão e 600 reais com papel. Esse custo pode ser reduzido em até 80%, mas se computarmos com os ganhos indiretos como eliminação de retrabalho, eliminação da necessidade da implementação física de processo e ganho de produtividade, esse ganho pode se tornar absolutamente exponencial, colocando a prefeitura em outro patamar do ponto de vista de excelência de gestão pública”, afirmou.
“Salvador mais uma vez se destaca e passa a ser a primeira capital brasileira a se estruturar para incrementar a governança dos serviços municipais e o uso mais racional dos recursos públicos, criando um novo ambiente de transformação digital a ser experimentada por todos os soteropolitanos, independentemente de idade, gênero, credo ou classe social”, afirmou presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), Alberto Braga.
Uma das metas do PDTCI é fazer com que 100% dos processos dos órgãos da Prefeitura sejam informatizados, deixando de lado os procedimentos em papel. O gestor do Núcleo de Tecnologia da Informação, Dalton Andrade, explica que “o sistema do Plano Diretor já está em fase de elaboração e poderá ser operacionalizado por qualquer órgão. Além disso, os cidadãos vão contar com o Salvador na Palma da Mão, com todos os serviços municipais podendo ser acessados por um único aplicativo”.
O treinamento na Codesal foi ministrado pelo analista de sistema, Lucas Vieira, que explicou os conceitos básicos de uso do Libre Office que, como o Office, possui ferramenta de edição de texto, planilhas e apresentação de slides. O uso do E-Protocolo foi apresentado pelo coordenador administrativo, Ivan Paes Leme. Ele disse que o objetivo é fazer migrar toda documentação, que antes era imprensa e onerosa, para formulários digitais, transmitido online para os setores específicos.
Salvador será a primeira capital brasileira a contar com planejamento estruturado, promovido pela Prefeitura, para se transformar em uma cidade inteligente (smart city), ofertando serviços municipais de qualidade à população. Para tanto serão desenvolvidas ferramentas que além de facilitar a prestação de serviço público vai gerar corte de custos.
Ascom/Codesal