Engenheiros e arquitetos da Codesal participam do segundo módulo de capacitação do Ibape

“Patologias das Fundações, Contenções, Solos e Obras de Terra” foram os temas do segundo módulo de capacitação de engenheiros e arquitetos da Defesa Civil de Salvador (Codesal), em especialização promovida pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape/BA), por meio do Centro de Pesquisas da Defesa Civil de Salvador (Cepdec).

Ministrado pelo engenheiro civil do Ibape, Luiz Edmundo Prado de Campos, o curso teve como objetivo fornecer conceitos básicos da mecânica dos solos, geologia, fundações e estabilidades de taludes. o conteúdo foi voltado ao “entendimento dos mecanismos e processos que geral patologias nas contenções e obras de terra”.

Dividido em três módulos de 48 horas, o curso envolve conhecimentos sobre inspeção predial, perícia e contenção de taludes. O segundo módulo, encerrado hoje (17/07) foi dividido em duas semanas consecutivas, com inicio no dia 09/07.

De acordo com o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, iniciativas de qualificação dos servidores têm sido estimuladas na Defesa Civil. “Essa especialização, certamente, irá aprimorar as atividades de nossos engenheiros e arquitetos”, disse, destacando o prestígio do Ibape nos campos da engenharia e arquitetura.

A abertura do curso foi realizada, dia 21/05, no recém-inaugurado Cepdec, quando o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou para os participantes que o objetivo do Centro é “tornar-se um local para a produção de conhecimentos em defesa civil, buscando bons resultados para a nossa sociedade”.

Os módulos tem como instrutores, os gestores e engenheiros do Ibape: Marcelo Nascimento, Wagner Santana, Darkson Fonseca e Luiz Edmundo Campos.