Rosalvo destacasaída de 14,7 milhões de brasileiros do Mapa da Fome

Restaurante Popular de Lauro de Freitas, segundo o candidato a prefeito, já serviu cerca de 8 milhões de refeições

A insegurança alimentar severa caiu 85% no Brasil em 2023, o que representa 14,7 milhões de pessoas fora do Mapa da Fome, segundo dados revelados na quarta-feira (24) pela Organização das nações Unidas (ONU), responsável pelo levantamento anual dos dados. Para Antônio Rosalvo (PT), candidato a prefeito de Lauro de Freitas pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e mais 13 partidos, esta é uma prova de que o município, que é referência em segurança alimentar, está no caminho certo ao investir fortemente em medidas como a implantação do Restaurante Popular, prestes a completar 15 anos de funcionamento com mais de 8 milhões de refeições servidas.

“E é uma honra ter esse governo federal como aliado, um orgulho contar com a parceria do presidente Lula, o que reforça ainda mais minha certeza de que Lauro de Freitas, que já prioriza asegurança alimentar, avançará muito mais nesta área de segurança nutricional e combate à pobreza”, disse Rosalvo, parabenizando o governo pela conquista. 

Restaurante Popular 

Para o candidato a prefeito do município da Região Metropolitana de Salvador, a confirmação de que 14,7 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país, no ano passado, de um total de 17,2 milhões, é um alento. “Com certeza, antes mesmo do final do governo Lula, os 2,5 milhões de brasileiros que ainda se encontram na pobreza extrema também serão incluídos”, acredita Rosalvo.

Lauro de Freitas, segundo ele, deu um salto em redução das desigualdades sociais a partir das gestões da prefeita Moema Gramacho (PT) – Rosalvo foi titular das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Ordenamento do Uso do Solo. Além do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, implantadodesde 2005, e do Banco de Alimentos, que já entregou mais de 200 toneladas de 2021 a abril 2024, foi um dos municípios pioneiros na implantação do Restaurante Popular, prestes a completar 15 anos de funcionamento.

O Restaurante Popular oferece almoço a preço irrisório e já se aproxima da marca de mais de 8 milhões de refeições servidas.  Lauro de Freitas conta também com a Cozinha Comunitária, que além do almoço serve café da manhã. A Cozinha foi reaberta em 2018 e já serviu mais de 400 mil refeições.

“Com toda essa estrutura que já temos para enfrentar a insegurança alimentar, o apoio declarado do governo Lula ao nosso projeto, além do governo estadual, é uma segurança de que estamos no rumo certo, com os melhores aliados para trazer benefícios para a nossa população”, enfatizou Rosalvo.