O ex-prefeito de Jussara, Hailton Dias (PSD), foi confirmado como candidato nas eleições durante convenção partidária realizada dia 3 deste mês. No entanto, a candidatura do psedista segue indefinida. O nome de Hailton apareceu na lista dos gestores públicos municipais que tiveram contas anuais rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
A relação foi entregue nesta segunda-feira (5) pelo presidente e pelo corregedor geral do TCM, conselheiros Francisco de Souza Andrade Netto e Plínio Carneiro Filho, respectivamente, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto.
A lista tem gestores municipais que foram punidos nos últimos oito anos por irregularidades constatadas no exame de 1.231 processos. Eles podem ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa.
Hailton Mendes teve as contas de 2016 rejeitadas pela Justiça após apresentar insuficiência de caixa no montante de R$2.686.062,76, o que impossibilitou o pagamento de despesas de restos a pagar no valor de R$4.101.575,15. A irregularidade foi considerada grave à época pelo TCM, pois o ex-gestor assumiu obrigações de despesas sem a correspondente disponibilidade financeira, comprometendo o equilíbrio das contas públicas.
Como pode ser enquadrado pela Lei da Ficha Limpa, o ex-prefeito pode ter problemas com a Justiça Eleitoral e ser impedido de disputar a eleição, deixando a situação indefinida.