O professor e vereador Edvaldo Brito foi eleito primeiro presidente
Em 19 de agosto de 2024, às 18h15, na Sala Calmon de Passos, localizada na Congregação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi realizada a assembleia geral ordinária que oficializou a criação da Associação dos Amigos da Egrégia Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (A-Egrégia). A data escolhida para o evento marcou o aniversário de nascimento do renomado jurista Teixeira de Freitas, ressaltando a importância simbólica e histórica da ocasião.
A reunião contou com a presença de destacados professores e ex-alunos da Faculdade de Direito da Ufba, incluindo os professores Celso Luiz Braga de Castro, Francisco Bertino Bezerra de Carvalho, Iuri Mattos de Carvalho, Rodrigo Moraes Ferreira, Carlos Eduardo Behrman Rátis e Edvaldo Brito. Entre os ex-alunos, o conselheiro do TCM, Nelson Pellegrino, Murilo Vilas Boas, Ricardo Bandeira de Melo e Maria Hortência Pinheiro.
Comissão provisória
O ponto alto da reunião foi a indicação e subsequente eleição, por aclamação e unanimidade, do professor Edvaldo Brito, vereador de Salvador, como o primeiro presidente da entidade. A indicação feita pelo professor Celso Castro foi aplaudida, marcando um novo capítulo na história da Faculdade de Direito da Ufba.
Inspirada nos moldes das associações de ex-alunos de prestigiadas universidades internacionais e nacionais, a A-Egrégia busca fortalecer os laços entre seus membros e promover o desenvolvimento contínuo da Faculdade e tudo que faz parte dela. Conforme aprovado durante a assembleia, a ata do evento ficará disponível por 30 dias para que novos signatários possam se integrar à lista de sócios fundadores da Associação, responsabilidade que ficará a cargo do professor Francisco Bertino.
Caberá ao presidente Edvaldo Brito a responsabilidade de formar uma comissão provisória, que terá a missão de conduzir os trabalhos da A-Egrégia, de acordo com os objetivos e finalidades estatutárias. O momento de celebração e união refletiu o compromisso dos amigos, ex-alunos e professores da Faculdade de Direito da Ufba, com o fortalecimento da sua história e do seu legado, uma instituição centenária e de grande relevância no cenário jurídico baiano e nacional.