O sábado (24) foi de trocas de conhecimento durante a inauguração do comitê do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que vai para reeleição em 6 de outubro. Foi também o lançamento oficial de sua campanha para se manter em uma das cadeiras da Casa do Povo na capital. Suíca recebeu militantes e sindicalistas, além da chapa majoritária encabeçada por Geraldo Jr (MDB) e Fabya Reis (PT). Também foi distribuído o material de impressão sobre a história política do vereador e para os trabalhos até outubro.
“Foi um momento marcante de nossa campanha para reeleição, recebi aqui além de todas as pessoas já citadas o secretário de cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e o diretor do Ipac [Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural] Marcelo Lemos. Ambos declararam apoio e foram enfáticos em defender nosso projeto”, salienta Suíca. O edil petista inaugurou o comitê, mas desde antes da campanha oficial já estava nas ruas como sempre esteve durante seus mandatos.
“O nosso trabalho não para, não parou e não vai parar. Segundo Suíca, o ano de 2025 será de batalha, principalmente para a regulamentação da profissão dos trabalhadores de limpeza urbana. “Os garis e margaridas aguardam esse projeto sair do papel a anos. Na Bahia, essa luta é encampada pelo SindilimpBA por meio de sua coordenadora Ana Angélica Rabello. Vamos continuar na luta e formar um grupo nacional para que esse projeto enfim seja aprovado na Câmara e no Senado”, detalha Suíca ao lado de Cema, atual presidenta do PT de Salvador.
Conforme a sindicalista Ana Angélica, uma das coisas mais importantes que o sindicato pode lutar é pela regulamentação da profissão, do piso salarial, dos direitos sobre insalubridade, além de benefícios sociais e trabalhistas. “Temos o mandato de Suíca como referência em todas as lutas que travamos, principalmente quando se trata de garis e margaridas, é o mandato dele que defende todos esses profissionais, não só em Salvador, mas em todo estado baiano”, frisa Ana.