Residentes do programa Vila Sul do Goethe-Institut realizam em Salvador uma série de eventos culturais

Programação inclui exposições, conversas e instalações que refletem as experiências e pesquisas desenvolvidas durante a residência

O programa de residência artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia encerra, neste mês de agosto, o segundo ciclo de estadia de seus residentes com uma série de atividades culturais abertas ao público. A programação inclui exposições, conversas e instalações artísticas que refletem as experiências e pesquisas desenvolvidas durante a residência.

Ana Paula dos Santos dará início à programação com a abertura de sua instalação ‘Porta da Frente: Cana de açúcar, flores e/ou histórias que poderiam ser contadas na beira de cada mar’, no dia 27 de agosto, às 16h. A obra ficará disponível para visitação até o dia 30 de agosto de 2024, das 10h às 18h, no pátio do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). A instalação propõe um diálogo entre Salvador e o continente africano, inspirada pela ‘Porta do não  retorno’, símbolo da escravidão no Forte São Jorge da Mina, em Elmina, Gana.

No dia 28 de agosto, o pesquisador urbano Stephan Lanz participará de uma roda de conversa na Faculdade de Arquitetura da UFBA, às 17h. O evento, parte da série “Urbanismos em Zonas Críticas”, abordará os “Modos Complexos de Governança nas Favelas do Rio e em Salvador”, explorando a atuação de novos atores sociais e suas influências na transformação urbana.

Lanz também apresentará uma exposição fotográfica intitulada “A Avenida Sete: assemblage e heterotopia”, que será inaugurada no dia 29 de agosto, às 18h, na Galeria do Goethe-Institut Salvador-Bahia. A exposição utiliza fotografia de rua para capturar a diversidade e as contradições da Avenida Sete de Setembro, uma das vias mais icônicas de Salvador.

“Esses eventos marcam o fim do segundo ciclo de residentes do Vila Sul em 2024. A partir de 30 de setembro, o programa de residências receberá o Grupo 3, composto pela arquiteta cabo-verdiana Patti Anahory, o artista e ativista nigeriano Deji Akinpelu, e o escritor, músico e artista transdisciplinar canadense Nour Symon e a artista e pesquisadora nigeriana/alemã Jumoke Adeyanju que encerrará a temporada de residências deste ano.”, declarou Leonel Henckes, diretor de operações do Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia.

Serviços:

Instalação Artística “Porta da Frente: Cana de açúcar, flores e/ou histórias que poderiam ser contadas na beira de cada mar” – Ana Paula dos Santos

Abertura: 27 de agosto de 2024, às 16h

Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) (Av. Lafayete Coutinho, s/n – Comercio, Salvador – BA)

Visitação: 28 a 30 de agosto de 2024, 10h às 18h

Roda de Conversa “Urbanismos em Zonas Críticas #3” – Stephan Lanz

Data: 28 de agosto de 2024, às 17h

Local: Sala Esterzilda Berenstein, Faculdade de Arquitetura da UFBA (Rua Caetano Moura, 121)

Evento gratuito e sem necessidade de inscrição prévia

Exposição Fotográfica “A Avenida Sete: assemblage e heterotopia” – Stephan Lanz

Abertura: 29 de agosto de 2024, às 18h

Local: Galeria do Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)

Visitação: 30 de agosto a 13 de setembro de 2024, de segunda a sábado, das 09h às 19h

Sobre o programa de residência artística Villa Sul

Oficialmente inaugurada em novembro de 2016, a Vila Sul é a terceira residência artística no âmbito geral das 150 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeira e única da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. A sua proposta é fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério sul a partir da presença de artistas de todo o mundo, genuinamente interessados em perspectivas sociopolíticas e culturais desta metade do planeta. 

Sobre o Goethe-Institut:

O Goethe-Institut é um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Com uma rede de 150 unidades em 98 países de todos os continentes, o Goethe-Institut Salvador-Bahia, criado em 1962, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.