A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (PT), recebeu, no último sábado (31), a assessora de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, responsável pelos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, Elisa Pellegrini. A visita ocorreu com o objetivo de apresentar as políticas públicas referentes ao município.
“Em um dia de imensa alegria tivemos a honra de receber a doutora Elisa Pellegrini, representante do Governo Federal, em uma visita técnica que encheu nossos corações de orgulho. Ela veio para conhecer de perto a infraestrutura dos espaços que carregam o legado da nossa Cachoeira, uma cidade que pulsa cultura e história. O encontro marcou o início de uma nova era para Cachoeira. A nossa luta é e sempre será pelo bem-estar de cada cidadão da nossa cidade. E essa grande conquista, em parceria com o Governo Federal, é de todos nós”, disse Eliana Gonzaga.
“O presidente Lula reafirma uma parceria sólida com o município de Cachoeira. Os governos federal e do estado caminham juntos para trazer um pacote de obras, serviços e ações para a população do município. Venho pessoalmente à cidade tirar todas as dúvidas da população, garantindo explicações e esclarecimentos de todos os programas com o qual a cidade foi contemplada”, frisou Elisa Pellegrini.
Novo PAC em Cachoeira
Um dos programas que o município irá receber é o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que irá restaurar o quarteirão arquitetônico da Avenida 7 de Setembro, na Orla Marítima, fortalecendo o turismo da cidade. O projeto, coordenado pelo Ministro da Casa Civil Rui Costa, irá restaurar ainda, o Centro Afro-religioso Icimimó, liderado pelo Pai Duda, e construirá a Casa de Samba da Dona Dalva.
“Este é um sonho de mais de 60 anos que, finalmente, se tornará realidade. Um justo reconhecimento pela história de luta, superação e solidariedade que fez de Dona Dalva Doutora Honoris Causa”, afirmou a prefeita Eliana Gonzaga.
Na saúde, a cidade receberá uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) equipada para atender diversas especialidades, permitindo um atendimento mais humanizado. Além disso, na educação, será construída uma creche escolar que funcionará em tempo integral, na comunidade da Murutuba, no modelo padrão do Governo Federal, com salas climatizadas, brinquedoteca, piscina, quadra coberta e áreas adaptadas para oferecer conforto e segurança para os estudantes.
Através do Programa Minha Casa Minha Vida, Cachoeira será contemplada também com 400 casas populares. As pessoas a serem beneficiadas já estão cadastradas.
“Está em andamento um processo licitatório. Devido ao defeso eleitoral, estamos assinando os contratos das moradias e de tudo que pode ser assinado e empenhando recursos para o investimento, que só poderá acontecer depois do processo eleitoral, pois até lá não é possível haver transferência de recursos”, explicou Eliana Gonzaga.
Visita
Elisa Pellegrini visitou também o Convento São Francisco do Paraguaçu, a Igreja de Santiago do Iguape e a Casa do Samba de Dona Dalva.
Estiveram presentes a vice-prefeita do município, Cristina Soares (PSB); o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Morais; a secretária de Assistência Social, Denise Alem; o secretário de Educação, Roberto Franco; a secretária de Saúde, Neta Lira; a coordenadora do SAMU, Ingrid Mendel; a coordenadora Estadual do Movimento dos Sem Teto (MTST), Ana da Paula; o diretor Nacional do MTST, Dinho; o representante da Construtora Cidadania, Luciano Severina; e o representante do Terreiro Icimimó, Pai Duda de Candola. Além de outras autoridades, moradores e lideranças quilombolas.