Bandeira vermelha e queda no preço de painéis podem impulsionar mercado de energia solar

O período de estiagem e de temperatura elevada faz com que a energia elétrica se torne cara na maioria dos estados brasileiros

Na última quarta-feira (4), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgou por meio de nota, que o mês de setembro terá cobrança extra na conta de luz, representada pela bandeira vermelha patamar 1, o que significa um custo adicional de R$ 4,463 por cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

No final da última semana, a Aneel tinha divulgado que a bandeira adotada seria a vermelha patamar 2, mas voltou atrás. A revisão ocorreu após a correção de informações do Programa Mensal de Operação (PMO) de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).

O acréscimo é justificado pelo clima atual, com previsão de chuvas abaixo da média, resultando em queda dos níveis nos reservatórios do país.

A energia solar se torna uma alternativa viável e econômica

Ter o sol como aliado na produção e redução de custos com energia tornou-se uma alternativa rentável em 2024. Por meio da geração de energia solar, com a instalação de um sistema fotovoltaico, é possível obter uma economia de até 90% da conta de luz. Além de contribuir para a produção de energia limpa, o que é benéfico para o meio ambiente. 

O investimento tem payback de 3,3 anos e o consumidor verá o retorno porque já terá quitado o pagamento do sistema. No entanto, desde o primeiro momento que a geração se inicia é possível perceber a economia nas contas, que pode chegar até 70% . 

Outra vantagem observada é que o sistema fotovoltaico possui uma durabilidade de pelo menos 20 anos, representando uma grande vantagem a médio e longo prazo para o consumidor. 

Preço dos painéis em queda

Em comparação a 2023, o preço dos kits de energia solar chegou a cair 30%, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Greener. Os kits são compostos por módulos fotovoltaicos, inversores, sistema de montagem, sistemas de cabeamento e de proteção. 

De acordo com Anderson Oliveira, sócio-fundador do Grupo EcoPower, especializado em energia solar, houve um aumento nas vendas de placas fotovoltaicas em junho de 2024, se comparado a junho de 2023. No último ano, o número chegou a 12.290,87 kwp vendido, que significa aproximadamente 22.347 placas de 550 wp. Já em 2024, a média foi de 16.273,70 kwp vendido, ou 29.588 placas de 550 wp. Isso representa um aumento de 32,4% no volume vendido (kwp), se comparado ao mesmo período. 

Na empresa, o valor do kit fotovoltaico sofreu queda de 18,5% no valor do kwp médio, isso pode ser justificado pela queda dos preços no varejo ter sido potencializada pela baixa demanda do mercado e pelo alto volume de estoque dos distribuidores, principalmente no 1º semestre de 2023.

Ainda com base em dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a fonte representa 19,4% da matriz energética brasileira, representando 45.736 MW, atrás apenas da hídrica, com 46,7% da produção. 

Além da economia monetária e energética, o uso da energia solar é uma das fontes de energia renovável mais promissoras e em grande expansão no Brasil e no mundo, recebendo investimentos e apoio de governos país afora. Números acumulados da ABSOLAR desde 2012 mostram que 55,4 milhões de toneladas de CO² foram evitadas no período, mostrando o potencial de sustentabilidade da energia solar. 

Sobre a EcoPower

Com 11 anos de experiência, a rede de franquias de energia solar EcoPower teve início em uma estrutura familiar na cidade de Barretos (SP), em 2013. Atentos ao desenvolvimento e evolução das tecnologias de geração de energia elétrica no Brasil, os fundadores Anderson Oliveira e Náchila Oliveira – casados desde a adolescência – apostaram no segmento de energia solar e na instalação de painéis fotovoltaicos. Após um começo modesto, as técnicas de instalação de sistemas fotovoltaicos do casal foram ganhando reconhecimento, principalmente no interior paulista e em Goiás. Hoje, a empresa possui mais de 350 franquias, atua em 26 estados brasileiros + DF, e tem mais de 50 mil instalações feitas em residências, indústrias, empresas e áreas rurais. A missão da EcoPower é oferecer soluções na área de energia solar, com tecnologia de ponta e projetos personalizados para a necessidade de cada cliente.